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Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1940-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IBIÚNA
Município de Bandeirantes, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 390
(1960) |
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PR-2607 |
Altitude: 441 m |
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Inauguração: 29.09.1940 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1940.
"Em Bandeirantes, perguntamos pela estação de
Ibiúna. Indicaram-nos o caminho, saindo da cidade pelo asfalto
que leva às antigas (e abandonadas...) termas de Iaras. Depois
de 4 km de asfalto, pegamos uma estrada de terra à esquerda,
e andamos por várias outras, nos perdendo e voltando, até
obtermos uma informação mais precisa. A referência
era uma velha casa de madeira, em frente à um campo de bocha
e futebol, atrás da qual continuava uma estradinha que, mais
um quilômetro, cruzava a linha. Naquele ponto, havia uma turma
de conserva de linha trocando dormentes. Perguntamos pela estação,
e a resposta foi: "Ibiúna? Era aqui mesmo... embaixo deste
mato deve haver ainda restos de construção..."
Confesso que não vi sinal algum, mas acreditei no relato. Não
havia nada a fotografar". (Douglas Razaboni, 27/07/2002)
ACIMA: Mapa da linha em 1935. Ibiúna ainda não
existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
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Atualização:
09.10.2017
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