...
Bandeirantes
Ibiúna
Laranjinha
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1940-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
IBIÚNA
Município de Bandeirantes, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 390 (1960)   PR-2607
Altitude: 441 m   Inauguração: 29.09.1940
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1940.

"Em Bandeirantes, perguntamos pela estação de Ibiúna. Indicaram-nos o caminho, saindo da cidade pelo asfalto que leva às antigas (e abandonadas...) termas de Iaras. Depois de 4 km de asfalto, pegamos uma estrada de terra à esquerda, e andamos por várias outras, nos perdendo e voltando, até obtermos uma informação mais precisa. A referência era uma velha casa de madeira, em frente à um campo de bocha e futebol, atrás da qual continuava uma estradinha que, mais um quilômetro, cruzava a linha. Naquele ponto, havia uma turma de conserva de linha trocando dormentes. Perguntamos pela estação, e a resposta foi: "Ibiúna? Era aqui mesmo... embaixo deste mato deve haver ainda restos de construção..." Confesso que não vi sinal algum, mas acreditei no relato. Não havia nada a fotografar". (Douglas Razaboni, 27/07/2002)


ACIMA: Mapa da linha em 1935. Ibiúna ainda não existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
     
     
     
     
     
Atualização: 09.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.