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Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1941-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATUPIRI
Município de Cornelio Procopio |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 435
(1960) |
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PR-2610 |
Altitude: 549 m |
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Inauguração: 10.09.1941 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO A estação
de Cambita foi inaugurada em 1941.
"Uma estação que eu fiquei curioso de saber se existe ainda
é Catupiry, entre Cornélio Procópio e Congonhas. Quando a família
do meu pai mudou para Cornélio, em 1939, eles moravam nessa localidade,
que nem no mapa aparece mais. Já tentei visualizar até de avião
e não consegui localizar também..." (Jonas Liasch Filho,
Londrina, PR).
"A estação fica na antiga estrada de terra entre
Jacarezinho e Congonhas. Como as demais deste trecho (Congonhas, Frei
Timóteo, Serra Morena), o lugar é muito bonito, num vale pelo qual
a linha serpenteia entre as montanhas, quase sempre à margem da estrada
de terra. Já foi demolida há tempos, tendo sobrado sua plataforma,
quase alinhada com os trilhos em uma modificação recente e, para nossa
surpresa, ainda tem a placa indicativa, já toda enegrecida pela ferrugem"
(Douglas Razaboni, 02/2004).
ACIMA: Mapa da linha em 1935. Catupiri ainda não existia
(Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht). |
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Placa da estação, enferrujada e escondida pelo
mato. Foto Douglas Razaboni, em 02/2004 |
Restos da plataforma da estação, escondida pelo
mato. Foto Douglas Razaboni, em 02/2004 |
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Atualização:
09.10.2017
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