...
Cornélio Procópio
Catupiri
Congonhas
...

IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1941-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATUPIRI
Município de Cornelio Procopio
Linha Ourinhos-Cianorte - km 435 (1960)   PR-2610
Altitude: 549 m   Inauguração: 10.09.1941
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO A estação de Cambita foi inaugurada em 1941.

"Uma estação que eu fiquei curioso de saber se existe ainda é Catupiry, entre Cornélio Procópio e Congonhas. Quando a família do meu pai mudou para Cornélio, em 1939, eles moravam nessa localidade, que nem no mapa aparece mais. Já tentei visualizar até de avião e não consegui localizar também..." (Jonas Liasch Filho, Londrina, PR).

"A estação fica na antiga estrada de terra entre Jacarezinho e Congonhas. Como as demais deste trecho (Congonhas, Frei Timóteo, Serra Morena), o lugar é muito bonito, num vale pelo qual a linha serpenteia entre as montanhas, quase sempre à margem da estrada de terra. Já foi demolida há tempos, tendo sobrado sua plataforma, quase alinhada com os trilhos em uma modificação recente e, para nossa surpresa, ainda tem a placa indicativa, já toda enegrecida pela ferrugem" (Douglas Razaboni, 02/2004).


ACIMA: Mapa da linha em 1935. Catupiri ainda não existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
     

Placa da estação, enferrujada e escondida pelo mato. Foto Douglas Razaboni, em 02/2004

Restos da plataforma da estação, escondida pelo mato. Foto Douglas Razaboni, em 02/2004
 
     
     
     
Atualização: 09.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.