|
...
Guapuruvu
Cornélio Procópio
Catupiri
...
IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
|
|
|
|
|
Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1930-1944)
RVPSC - linha Ourinhos-Cianorte (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORNÉLIO
PROCÓPIO
Município de Cornélio Procópio,
PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 425
(1960) |
|
PR-1483 |
Altitude: 653 m |
|
Inauguração: 01.12.1930 |
Uso atual: museu de história natural
(2022) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1930 |
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cornélio Procópio foi aberta em 1930.
Mais tarde, foi construído o prédio atual, que é
maior (como se vê pelas fotos abaixo). Também nas fotos
abaixo aparece a caixa d'água original da estação,
que segunda consta foi transferida mais tarde para a estação
de Jataí.
Em 2000, a estação tinha ainda 4 linhas de desvio.
"Continuando o passeio ferroviário, entramos em Cornélio
Procópio. Bela cidade, próspera em relação
às outras próximas. A estação já
denotava esta importância, desde os tempos anteriores, tanto
pelo tamanho quanto pela existência de um depósito de
locomotivas, que estava sendo reformado para virar uma espécie
de Centro Cultural ou algo assim. No teto do depósito, a indefectível
crosta de fumaça solidificada, denunciando a atividade anterior.
No pátio, uma turma da conserva estava acampada, com alguns
veículos e vagões de manutenção. A estação
estava fechada, apesar de recém-reformada. Parece que seria
parte do Centro Cultural em questão" (Douglas Razaboni,
11/2001).
Estive na estação em 2004, não tendo tirado fotografias.
Em 2022, servia já havia vários anos como sede do museu de história natural Mozart
de Oliveira Vallim.
|
1932
AO LADO: Inauguração da estação de Jatahy: o trem partiu de Cornelio Procópio nesse dia (O Estado de S. Paulo, 1/5/1932). |
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M.
Giesbrecht).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Santa Mariana (á direita) e de Cornelio Procopio (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Uraí (á esquerda) e de Cornelio Procopio (à direita). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
ACIMA: A ex-estação ainda se mantém bem conservada e como museu em 30 de dezembro de 2022. A linha passa do outro lado com cargueiros praticamente todos os dias passando ali (Foto Pedro Nardi).
(Fontes: Pedro Nardi, 2022; Victor Lanzaro, 2022; Carlos Latuff; Newton C. Braga; Douglas
Razaboni; Christian Steagal-Condé; Wanderley Duck; Acervo Heritt;
O Estado de S. Paulo, 1935; ALL, 2000; Correio dos Ferroviários,
1968) |
|
|
|
Caixa d'água da estação de Cornélio
Procópio, foto tirada na época da inauguração
da estação. Acervo família Heritt, cedida
por Christian Steagal-Condé, de Londrina, PR |
Imediações da estação de Cornélio
Procópio, em 1935. O Estado de S. Paulo, 1935 |
Estação de Cornélio Procópio, em
1935. O Estado de S. Paulo, 1935 |
Estação de Cornélio Procópio, provavelmente
anos 1940. Acervo Wanderley Duck |
Plataforma da estação, em 11/2001. Foto Douglas
Razaboni |
Fachada da estação, em 11/2001. Foto Douglas Razaboni
|
Auto de linha da ALL no pátio da estação,
em 11/2001. Foto Douglas Razaboni |
A estação em maio de 2022. Foto Vitor Lanzaro |
A estação em 30/12/2022. Foto Pedro Nardi |
|
|
|
|
Atualização:
03.01.2023
|
|