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Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1935/6-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IBIPORÃ
Município de Sertanópolis, PR (1934-1947)
Município de Ibiporã, PR (1947- ) |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 495 (1960) |
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PR-2614 |
Altitude: 486 m |
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Inauguração: 28.07.1935 ou 06.06.1936 |
Uso atual: museu ferroviário (2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1952-54 |
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A ESTAÇÃO:
A estação original, de madeira, foi inaugurada em 1936,
juntamente com o trecho de linha Jataí-Londrina. A estação foi construída a pedido do município de Sertanópolis, município à qual pertencia Ibiporã (ver caixa abaixo).
A estação como marco fundador foi relembrada em uma
edição comemorativa do jornal Paraná-Norte do dia 12 de outubro de 1941, que diz que “a fundação de Ibiporã deu-se a 15
de julho de 1936, quando se inaugurou a estação ferroviária da E.F.S.Paulo-Paraná” e que a localidade na época (1936) tinha “apenas uma casa”, que poderia ser a do próprio Alexandre Beltrão (fundador). No final de 1936, no entanto, já “havia 15 casas de madeira na região urbana”. A autora do artigo confirma a estação como ponto de partida do povoado. Em 1936, quando se iniciou o traçado da cidade, “surgiram as primeiras ruas, abertas através da mata” e “foram feitas derrubadas de mata nos primeiros 15
quarteirões centrais, próximos à estação ferroviária” (de https://docplayer.com.br/79236109-Introducao-ou-que-nasceram-em-ibipora-no-inicio-do-processo-de-colonizacao-da-cidade-entre-as-decadas-de-1930-e-1940.html).
A pequena estação ferroviária, que era de madeira, já não comportava mais os passageiros que ali se aglomeravam e as mercadorias que se amontoavam”, diz Bisotto (2008, p. 6
Diante da situação, em 1952 “a Prefeitura encaminhou pedidos à Rede Ferroviária, solicitando a construção de outra estação, um prédio de alvenaria. Construção que foi feita nos dois anos seguintes e aberta em 1954.
A estação serviu até 1981, quando o trem de passageiros foi desativado na linha. Depois disso, o prédio foi abandonado e também serviu como moradia precária.
"Morrendo de fome, pois já passava das 13:00hs, passamos
pela Estação de Ibiporã. Com uma família
morando lá, a estação estava bem judiada. A moradora
quis saber para que as fotos, se éramos da Prefeitura ou da
Rede, mas não criou muito caso..." (Douglas Razaboni,
novembro de 2001).
Em 2000, seu pátio já não tinha mais nenhum desvio,
apenas a linha principal.
Em julho de 2010, a estação foi tombada pelo IPHAN e
cedida à Prefeitura Municipal por 20 anos para seu uso. Foi
reformada e em 2021 sediava um museu ferroviário. O museu era então um exemplo de preservação.
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1935
À ESQUERDA: A pedido do município de Sertanópolis, decide-se abrir uma estação no quilômetro 195 da época (O Estado de S. Paulo, 28/5/1935). |
ACIMA: Trem da São Paulo-Paraná na estação
de Ibiporã em 1935 (Foto José Juliani).
ACIMA: Mapa
da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Jataizinho (á direita) e de Ibiporã (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980)
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Ibiporã (á direita) e de Londrina (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
(Fontes: Douglas Razaboni; José
Juliani; Paulo Ferraz; Douglas Tiago Santos Willy; Prefeitura Municipal
de Arapongas; Cia. Melhoramentos Norte do Paraná; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação ainda em obras, datada de 6/6/1936. Autor desconhecido. Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã. |
A estação de Ibiporã, na época da
inauguração, em 1935/6. Foto cedida pela Cia. Melhoramentos
Norte do Paraná |
A estação em 1946. Autor desconhecido. Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã. |
Plataforma da estação, hoje de alvenaria, em 11/2001.
Foto Douglas Razzaboni
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A estação em 2014. Cessão Douglas Tiago
Santos Willy
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A estação em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro |
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Atualização:
20.08.2022
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