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Frei Timóteo
Jataizinho
Ibiporã
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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E. F. São
Paulo-Paraná (1932-1944)
RVPSC - linha Ourinhos-Cianorte (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JATAIZINHO
(antiga JATAHY-PARANÁ e VILLA JATAHY)
Município de Jataizinho, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 484
(1960) |
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PR-1484 |
Altitude: 346 m |
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Inauguração: 03.05.1932 |
Uso atual: RUMO (2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jataí, depois Jataí-Paraná e
finalmente Jataizinho, foi inaugurada em 1932, como ponta de
linha da E. F. São Paulo-Paraná, aguardando as obras
da ponte sobre o rio Tibagi, muito próxima a ela, para cruzar
o rio e alcançar Londrina - o que se deu somente em 1935.
"Em Jataizinho, a estação estava fechada, porém
não tão abandonada assim. Havia uma certa conservação,
ao menos melhor que a de Uraí. Deparamo-nos lá com alguns
veículos de manutenção da ALL, da equipe de correção
geométrica. Revendo fotos antigas, da mesma ferrovia, percebi
que a caixa-dágua está como nova, que apenas uma camada
leve de ferrugem a cobriu" (Douglas Razaboni, novembro
de 2001).
"Meu pai, Ferrúcio Manfrinato, aí por 1930,
deixou São Pedro, perto de Piracicaba, para tentar a sorte
no Norte do Paraná, cujo centro importante era Londrina, que
seria o polo da colonização e chegada dos trilhos da
Estrada de Ferro São Paulo-Paraná. Naquele tempo, tudo
mato. A ponte ferroviária estava em construção.
Meu pai era trabalhador braçal, antes ajudava meu avô
em lavoura de café. Chegou a ser um microempresário
de indústria de gordura animal e açougue e dono de hospedaria
e restaurante. O ponto principal, que me atinge, é a estação
ferroviária do então Jataí-Paraná, pois
minha casa ficava vizinha e eu, com 10 a 13 anos, ganhava uns trocados
carregando mala da estação até ponto de ônibus
ou ao Hotel Jataí, de João Manfrinato. Todo dia era
como uma festa a chegada do trem vindo de Ourinhos com passageiros
procedentes de São Paulo e de outras partes do Brasil, do Nordeste
e às vezes até estrangeiros. O trem apitava na curva
longínqua, resfolegava; ao chegar batia o sino, sendo que a
estação também tinha sino. Daí os viajantes
desembarcavam dos vários vagões, e os moleques
estavam prontos para pegar as malas.
Enquanto aguardávamos a chegada do trem, nós garotos
brincávamos por ali e o mais habitual, para evitar o sol quente,
era jogar pedrinhas embaixo da caixa d'água. Havia dois jogos,
um com 5 pedrinhas e outro com 20. E a gente passava às vezes
mais de hora "jogando", com brincadeiras, piadas, algazarra,
próprias de crianças. Alguma briguinha
também. Às vezes
também bolinhas de gude. E correrias tipo esconde-esconde,
utilizando os vagões estacionados no pátio, pois havia
outros dois desvios com uns 300 m de extensão. Ali havia extração
de areia do Rio Tibagi e olarias de fabricação de telhas
e tijolos, e os produtos, transportados em vagões-gôndolas
para vários destinos. Então, a sombra da caixa d'água,
de ferro e forma aproximadamente cúbica era o nosso ponto ou
refúgio num tempo em que a gente nem reparava na forma e aspecto
dela e, somente após um bom tempo é que a gente, com
saudade, vendo-a ainda nas fotos de 2001 em seu aspecto original,
relativamente bem conservada, lhe dá uma importância
histórica associada a um sentimento de veneração
por algo que não atinge os estranhos não vinculados
ao papel que, durante muitos anos, desempenhou" (Paulino
Manfrinato, Curitiba, PR, 06/2005).
A estação servia, pelo menos até 2010, à
concessionária ALL. Em 2000, tinha 4 desvios no pátio.
A caixa d'água, essa foi demolida, sabe-se Deus por que. Em 2022, a estação servia à concessionária RUMO.
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1932
AO LADO: Inauguração da estação de Jatahy (O Estado de S. Paulo, 1/5/1932). |
ACIMA: Construção da ponte ferroviária
sobre o rio Tibagy em 1934. A ponte foi entregue ao tráfego
em 28 de julho de 1935 (O Estado de S. Paulo, 11/11/1934).
ACIMA: No dia da inauguração do
trecho Jataí-Londrina, em 1935 (Foto George Craig Smith).
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Uraí (á direita) e de Cornelio Procopio (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Jataizinho (á direita) e de Ibiporã (à esquerda). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Paulino Manfrinato; José Carlos Neves Lopes;
Antonio Rapette; Wanderley Duck; Douglas Razaboni; Fernando Domeze;
Cia. Melhoramentos Norte do Paraná; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
20.08.2022
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