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Cambará
Meirelles
Niepso da Silva
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
MEIRELLES
Município de Cambará, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 341 (1960)   PR-2603
Altitude: 514 m   Inauguração: 15.04.1930
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Meirelles foi inaugurada em 1930.

"Entramos em Cambará, e, ao acaso, subindo a rua da Polícia Militar, paramos o carro e perguntamos a um senhor que caminhava, aparentando já alguma idade. Ele se recordava "do Meirelles", aparentemente como um bairro rural, e não só uma estação. Forçando os neurônios, pediu ajuda a um outro homem que se aproximava, e nos indicou o caminho. A rua de saída era aquela mesma que estávamos(!), bastando seguir por ela até o final da cidade, cruzar a rodovia Cambará- Jacarezinho, continuar por mais alguns quilômetros, dobrar à direita num cruzamento que já estaríamos perto de Meirelles. Isto feito, é claro que nos perdemos; e, quando paramos para perguntar para dois homens que vinham pela estrada, a segunda coincidência : "Estação do Meirelles ? Não existe mais... Faz doze anos que nós a desmanchamos...". Surpresos com a revelação, perguntamos com chegar até ela, para fotografarmos o que fosse possível. Os dois (pai e filho) montaram na carroçeria da Pampa e voltamos um pouco pela estrada, até um ponto mais elevado, de onde se via a linha mais embaixo. Passamos a cerca e encontramos os últimos vestígios. O velho poço, ainda com água, e a plataforma. " E a caixa-dágua?", perguntei. "Tá lá em casa", respondeu o mais novo. Desmancharam a estação para aproveitar os tijolos, telhas, etc..." (Douglas Razaboni, 27/07/2002).


ACIMA: A estação em construção, no início dos anos 1930. Sessenta anos depois, seria demolida para uso de seu material em um local já abandonado (http://ourinhos.blogspot.com). ABAIXO: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Douglas Razaboni; Wanderley Duck; Daniel Gentili; http://ourinhos.blogspot. com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Meirelles, nos "bons tempos"... Foto enviada por Wanderley Duck

Restos da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni

Restos da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni
     
     
     
Atualização: 09.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.