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Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MEIRELLES
Município de Cambará, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 341
(1960) |
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PR-2603 |
Altitude: 514 m |
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Inauguração: 15.04.1930 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Meirelles foi inaugurada em 1930.
"Entramos em Cambará, e, ao acaso, subindo a rua da
Polícia Militar, paramos o carro e perguntamos a um senhor
que caminhava, aparentando já alguma idade. Ele se recordava
"do Meirelles", aparentemente como um bairro rural, e não
só uma estação. Forçando os neurônios,
pediu ajuda a um outro homem que se aproximava, e nos indicou o caminho.
A rua de saída era aquela mesma que estávamos(!), bastando
seguir por ela até o final da cidade, cruzar a rodovia Cambará-
Jacarezinho, continuar por mais alguns quilômetros, dobrar à
direita num cruzamento que já estaríamos perto de Meirelles.
Isto feito, é claro que nos perdemos; e, quando paramos para
perguntar para dois homens que vinham pela estrada, a segunda coincidência
: "Estação do Meirelles ? Não existe mais...
Faz doze anos que nós a desmanchamos...". Surpresos com
a revelação, perguntamos com chegar até ela,
para fotografarmos o que fosse possível. Os dois (pai e filho)
montaram na carroçeria da Pampa e voltamos um pouco pela estrada,
até um ponto mais elevado, de onde se via a linha mais embaixo.
Passamos a cerca e encontramos os últimos vestígios.
O velho poço, ainda com água, e a plataforma. "
E a caixa-dágua?", perguntei. "Tá lá
em casa", respondeu o mais novo. Desmancharam a estação
para aproveitar os tijolos, telhas, etc..." (Douglas Razaboni,
27/07/2002).
ACIMA: A estação em construção,
no início dos anos 1930. Sessenta anos depois, seria demolida
para uso de seu material em um local já abandonado (http://ourinhos.blogspot.com).
ABAIXO: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph
M. Giesbrecht).
(Fontes: Douglas Razaboni; Wanderley
Duck; Daniel Gentili; http://ourinhos.blogspot. com; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Meirelles, nos "bons tempos"...
Foto enviada por Wanderley Duck |
Restos da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas
Razaboni |
Restos da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas
Razaboni |
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Atualização:
09.10.2017
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