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Leoflora
Cambará
Meirelles
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1925-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAMBARÁ
Município de Cambará, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 330
(1960) |
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PR-2602 |
Altitude: 448 m |
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Inauguração: 01.07.1925 |
Uso atual: utilizada pela RUMO (2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1925 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cambará foi aberta em 1925 e foi ponta de linha da
São Paulo-Paraná. Mais tarde, foi construído
um prédio maior para a estação, que é
o atual.
Em 1928, a ferrovia passou para as mãos da Companhia de Terras
do Norte do Paraná, que iniciou o prolongamento da linha, que,
em 1930, alcançou Ingá (Andirá)
e Bandeirantes.
Em 1933, a junção do ramal de Paranapanema, ao
contrário dos planos iniciais, foi desviada para a ponte que
liga Ourinhos a Jacarezinho, em Marques dos
Reis, o que provocou protestos dos políticos de Cambará
(ver caixa abaixo).
Hoje, desativada, tem nela uma família morando, em condições
precárias.
Em 2000, seu pátio tinha 6 linhas de desvio e mais um desvio
para a empresa Coopramil. "A estação está em estado razoável
servindo de moradia. Existe muita sucata cobertas de mato em frente
a plataforma. Enquanto estava lá, chegou um auto-de-linha com funcionários
da ALL que moram na cidade" (Fábio Vasconcellos,
03/2007).
Em 2010, a estação estava sendo utilizada como moradia
e depósito da ferrovia ALL. Em 2022, estava toda pintada, sendo utilizada pela RUMO.
ACIMA: O projeto inicial da
E. F. Noroeste do Paraná previa não só a continuação
até o rio Tibagy (e, depois, até a região de
Londrina e Maringá) como também um ramal que ligaria
Camabará ao ramal de Santo Antonio da Platina, no ramal de
Paranapanema, que, na época, não chegava até
Ourinhos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (O
Estado de S Paulo, 16/1/1924).
ACIMA: Planta da fachada da estação
de Cambará publicada em 1925. Notar que o telhado central não
foi construído dessa forma, ficando na realidade mais baixo
que os torr~oes das extremidades. CLIQUE SOBRE O DESENHO (O
Estado de S. Paulo, 13/6/1925).
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1933
AO LADO: Em
1933, a cidade de Cambará protestava contra a junção
do ramal de Paranapanema longe da cidade, em Marques dos Reis
(O Estado de S. Paulo, 16/7/1933).
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ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M.
Giesbrecht).
ACIMA: Um trem passa por Cambará,
transportando "Fordecos" certamente para circularem nas
novas cidades fundadas após o rio Tibagy - CLIQUE SOBRE A FOTO (O Malho, 21/9/1929).
ACIMA: Em 23 de dezembro de 1987, trem especial de Natal passa
pela estação de Cambará (Acervo ABPF-PR).
ACIMA: Pátio da estação de Cambará, em 20
de junho de 2010 (Foto Daniel Gentili).
(Fontes: Daniel
Gentili; Failia Avila Santos; Antonio Rapette; Carlos Alberto Rollo;
Fabio Vasconcellos; Douglas Razaboni; ABPF-PR; O Estado
de S. Paulo, 1924-1925 e 1933; Cia. Melhoramentos Norte do
Paraná; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação original, foto sem data. Cedida por
Carlos Alberto Rollo |
A estação de Cambará, provavelmente anos
1930. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada
por Antonio Rapette |
A estação, sem data. Acervo Avila Santos |
A estação em 06/2002. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos
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Auto de linha da ALL em frente à estação
em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos |
A estação em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos |
A estação em 20/6/2010. Foto Daniel Gentili |
A estação em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro |
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Atualização:
05.06.2022
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