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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1937-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2012) |
MARQUES
DOS REIS
Município de Jacarezinho, PR |
Ramal do Paranapanema - km 308 (1960) |
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PR-0765 |
Altitude: 395 m |
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Inauguração: 15.06.1937 |
Uso atual: abandonada
(2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1937 |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Marques dos Reis foi aberta em 1937,
para ser o entroncamento entre a então E. F. São
Paulo-Paraná e
o ramal do Paranapanema,
que, vindo de Jaguariaíva, chegava naquele ano àquele
ponto, próximo a Ourinhos,
no Estado de São Paulo. Fica logo após a linda ponte
metálica que cruza o Paranapanema ao lado da ponte rodoviária.
Em 2000, o pátio tinha ainda pelo menos 6 linhas de desvio.
Em 09/2004, a estação estava servindo de almoxarifado
e depósito de materiais para a ALL, embora estivesse já
em mau estado. Em 2009, o abandono estava correndo solto e, se era
depósito ainda da ALL, não foi registrado quando da
visita de Daniel Gentili. Velhos vagões incendiados
jaziam no pátio sem que se lhes dê atenção.
Em 2016, a estação já estava restaurada, pelo
menos por fora. Em 2022, no entanto, caminhava novamente para a degradação; vazia, teve portas arrombadas e aparentemente furtadas; um pequeno retrato do descaso e falta de educação no nosso Brasil.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO DO SATELITE (gentileza Adriano Martins)
ACIMA: Reportagem de 1927 sobre a inauguração da ponte ferroviaria que liga Ourinhos ao Paraná, eliminando a balsa e a baldeação a que obrigaram os trens por tres anos (CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO) (O Estado de S. Paulo, 8/11/1927).
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1938
AO LADO: Reportagem de 1938 sobre a inauguração
da ligação Marques dos Reis-Jacarezinho.
(Jornal do Brasil, 28/1/1938).
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ACIMA: Patio com desvios na década de 1960 em Marques dos Reis - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODO O PATIO.
ACIMA: Nas linhas do pátio de Marques
dos Reis, vagões incendiados, enquanto ao fundo a estação
também jaz no abandono (Foto Daniel Gentili, 13/6/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Ana Maria Giesbrecht; Steen Larsen; Adriano Martins; Nilson Rodrigues; Douglas
Razaboni; Daniel Gentili; Jornal do Brasil, 1938; RVPSC: Relatórios
anuais, 1933-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
IBGE, 1973) |
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A estação, ainda em construção,
em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC |
O armazém da estação, ainda em acabamento,
em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC |
Caixa d'água e depósito de locomotivas da estação,
ainda em acabamento, em 1936. Foto dos relatórios da
RVPSC |
A estação, em 1937, na época da inauguração.
Foto dos relatórios da RVPSC |
A estação logo após a inauguração.
Foto Arthur Wischral, cedida por Nilson Rodrigues |
Placa de quiometragem em 06/2002. Foto Douglas Razzaboni |
Carros estacionados nos desvios da estação de
Marques dos Reis, em 06/2002. Foto Douglas Razzaboni |
A estação em junho de 2002. Pouco mudou, só
o abandono chegou. Foto Douglas Razzaboni |
A estação abandonada em 13/6/2009. Foto Daniel
Gentili |
A estação restaurada em 2013. Foto Damiel Gentili,
29/9/2013 |
A estação em 2017. Foto Steen Larsen |
A estação em 2017. Foto Vitor Langaro |
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Atualização:
03.06.2022
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