...
Ourinhos
Marques dos Reis
Presidente Munhoz
...
Saída do ramal de Paranapanema:
Costa Junior
...

IBGE - 1973
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1937-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2012)
MARQUES DOS REIS
Município de Jacarezinho, PR
Ramal do Paranapanema - km 308 (1960)   PR-0765
Altitude: 395 m   Inauguração: 15.06.1937
Uso atual: abandonada (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1937
 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Marques dos Reis foi aberta em 1937, para ser o entroncamento entre a então E. F. São Paulo-Paraná e o ramal do Paranapanema, que, vindo de Jaguariaíva, chegava naquele ano àquele ponto, próximo a Ourinhos, no Estado de São Paulo. Fica logo após a linda ponte metálica que cruza o Paranapanema ao lado da ponte rodoviária.

Em 2000, o pátio tinha ainda pelo menos 6 linhas de desvio.

Em 09/2004, a estação estava servindo de almoxarifado e depósito de materiais para a ALL, embora estivesse já em mau estado. Em 2009, o abandono estava correndo solto e, se era depósito ainda da ALL, não foi registrado quando da visita de Daniel Gentili. Velhos vagões incendiados jaziam no pátio sem que se lhes dê atenção.

Em 2016, a estação já estava restaurada, pelo menos por fora.
Em 2022, no entanto, caminhava novamente para a degradação; vazia, teve portas arrombadas e aparentemente furtadas; um pequeno retrato do descaso e falta de educação no nosso Brasil.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO DO SATELITE (gentileza Adriano Martins)

ACIMA: Reportagem de 1927 sobre a inauguração da ponte ferroviaria que liga Ourinhos ao Paraná, eliminando a balsa e a baldeação a que obrigaram os trens por tres anos (CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO) (O Estado de S. Paulo, 8/11/1927).


1938
AO LADO: Reportagem de 1938 sobre a inauguração da ligação Marques dos Reis-Jacarezinho.
(Jornal do Brasil, 28/1/1938).


ACIMA: Patio com desvios na década de 1960 em Marques dos Reis - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODO O PATIO.

ACIMA: Nas linhas do pátio de Marques dos Reis, vagões incendiados, enquanto ao fundo a estação também jaz no abandono (Foto Daniel Gentili, 13/6/2009).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria Giesbrecht; Steen Larsen; Adriano Martins; Nilson Rodrigues; Douglas Razaboni; Daniel Gentili; Jornal do Brasil, 1938; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-60; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1973)
     

A estação, ainda em construção, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC

O armazém da estação, ainda em acabamento, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC

Caixa d'água e depósito de locomotivas da estação, ainda em acabamento, em 1936. Foto dos relatórios da RVPSC

A estação, em 1937, na época da inauguração. Foto dos relatórios da RVPSC

A estação logo após a inauguração. Foto Arthur Wischral, cedida por Nilson Rodrigues

Placa de quiometragem em 06/2002. Foto Douglas Razzaboni

Carros estacionados nos desvios da estação de Marques dos Reis, em 06/2002. Foto Douglas Razzaboni

A estação em junho de 2002. Pouco mudou, só o abandono chegou. Foto Douglas Razzaboni

A estação abandonada em 13/6/2009. Foto Daniel Gentili

A estação restaurada em 2013. Foto Damiel Gentili, 29/9/2013

A estação em 2017. Foto Steen Larsen

A estação em 2017. Foto Vitor Langaro
     
Atualização: 03.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.