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Marques dos Reis
Presidente Munhoz
Leoflora
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1924)
Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná (1924-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PRESIDENTE
MUNHOZ
Município de Jacarezinho, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 315
(1960) |
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PR-1165 |
Altitude: 485 m |
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Inauguração: 12.06.1924 |
Uso atual: demolida (2022) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1924 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A inauguração
da estação de Presidente Munhoz é citada
como tendo sido em 01/07/1925 no Guia Geral das Estradas de Ferro
de 1960, embora outra fonte dê a data de 12/6/1924: sua
inauguração é descrita, inclusive com fotos,
na edição de O Malho de 28/6/1924. Seu nome
homenageia o Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado
do Paraná de 1920 a 1928.
"Saindo de Ourinhos em direção ao Paraná,
tomamos a rodovia BR-369, com destino a Cambará, no Paraná.
Já lá, seguindo as instruções do Sr.
Rorato, rodamos por cerca de 4 km após deixar o viaduto de
interligação com a rodovia PR092, e chegamos à
uma estrada de terra à esquerda do asfalto, com uma posteação
telefônica que segue por ela. Tomamos a estrada de terra e
dirigimos por mais 3 km, aproximando-nos da linha férrea.
Logo deparamo-nos com a estação de Presidente Munhoz,
abandonada naquela solidão. Portas e janelas escancaradas,
piso de madeira arrancado em partes, mas ainda de pé. Parece
que serve de abrigo para pescadores que se aventuram pela região,
além dos mendigos de sempre. Há uma placa com os dizeres
"Fazenda União", como que para impedir o uso da
mesma" (Douglas Razaboni, explicando o trajeto
para achar a estação, em 27/07/2002).
Em 2022, a estação já havia sido demolida
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud
Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: No intervalo entre 2002 e 2022, a estação foi demolida, como mostra a foto acima tirada neste último ano. Mal se vê a plataforma e um resto de parede em meio às árvores (Foto de Vitor Langaro em 28/5/2022).
(Fontes: Antonio Rapette; José Carlos
Neves Lopes; Douglas Razaboni; IBGE, 1970; O Malho, 1924; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A inauguração da estação em 1924.
O Malho, 28/6/1924 |
A estação de Presidente Munhoz, provavelmente
anos 1930. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes,
enviada por Antonio Rapette |
A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni
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Plataforma da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas
Razaboni |
Caixa d'água, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni |
A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni |
A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni |
Placa da estação, em 27/07/2002. Foto Douglas
Razaboni |
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Atualização:
01.06.2022
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