|
...
Cambé
Rolândia
Ceboleiro
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1936-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ROLÂNDIA
(antiga CAVIÚNA)
Município de Rolândia, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 537 (1960) |
|
PR-1501 |
Altitude: 731 m |
|
Inauguração: 01.01.1936 |
Uso atual: abandonada (2012) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
A ESTAÇÃO:
Inaugurada em 1936 como Caviúna, alterou em pouco tempo
o nome para Rolândia. Há fontes que citam a
data de 25/01/1936 para a inauguração e que a estação
se chamava Villa.
A foto mais abaixo, de uma revista não identificada e publicada
em 19/3/1936, teria sido publicada quase dois meses após a
inauguração, o que parece muito tempo.
A questão de nomes aqui é confusa. Uma fotografia da abertura da cidade de 1934 mostra já o nome Rolandia - ver caixa abaixo.
Mais tarde foi construída uma nova estação para
substituir a antiga, com um prédio mais moderno (e horrível).
Em 2000, a estação tinha em seu pátio 4 desvios.
"A ferrovia também faz parte de minhas
lembranças de infância em Rolândia, onde a linha do trem passava a
poucos metros da janela do meu quarto, com um barulho que parecia
um terremoto. Lembro-me de um aniversário, quando as faiscas da maria-fumaça
provocaram um incêndio na capoeira à beira da linha e
todos os convidados correram com baldes para tentar apagá-lo. Parece
que conseguiram, pois hoje a casa continua lá. Aliás, a ferrovia
e a casa continuam no mesmo lugar em Rolândia, com um movimento bastante
ativo de trens. Meu pai chegou a Rolândia em 1936 e contava
que, quando chegava de São Paulo, primeiro lançava pelas janelas as
malas e depois saltava na porta da nossa casa. Ainda hoje, quando
vou a Rolândia, um de meus passeios prediletos é ver o pôr-do-sol
na linha do trem" (Ursula Dannemann, 06/2006).
Ela estava fechada em 2012, depois de ter sido utilizada por algum
tempo pela ALL, então concessionária da linha.
ACIMA: Nesta propaganda de 1934 da cidade - que ainda não existia, a foto mostra o início da abertura da avenida principal, ainda no meio de mata nativa - o nome citado já era Rolândia, e os trilhos ainda não haviam chegado a ela (O Estado de S. Paulo, 27/5/1934).
ACIMA: O primeiro trem de passageiros entre Rolandia e Nova Dantzig e Cambé em 1936 (Correio de S. Paulo, 11/1/1936).
|
1936
AO LADO: Flagrante tomado no dia da
inauguração da estação de Rolândia.
Vejam que o nome Caviúna não é citado
(Revista não identificada, 19/3/1936). |
ACIMA: Estação de Rolandia e arredores (Museu de Rolandia - data desconhecida)
ACIMA: No pátio de Rolândia, em
abril de 1991, trem turístico que nesse domingo fez os trajetos
de Apucarana a California e a Rolandia. Trem, nessa época e
nessa linha, só turístico mesmo. Hoje, nem isso (Foto
Luiz Moraes).
(Fontes: Fernando A. Domeze; Douglas Razaboni;
Ursula Dannemann; José Carlos Neves Lopes; Wanderley
Duck; Antonio Rapette; http://tetodebarro.blogspot.com.br; Paraná
em Páginas, 03/1974; RVPSC: Relatórios anuais, 1944-60;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Estação original de Rolândia, sem data.
Foto da revista Paraná em Páginas, no.
109, 03/1974 |
Pátio de Rolândia, c. 1940. Foto do acervo de José
Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette |
A estação original de Rolândia, c. 1940.
Foto enviada por Wanderley Duck |
Prédio atual da estação de Rolândia,
em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni |
Prédio atual da estação de Rolândia,
em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni |
Placa da estação de Rolândia, em 27/12/2002.
Foto Douglas Razzaboni |
A estação em julho de 2008. Foto Fernando A. Domeze |
A estação em 2012. http://tetodebarro. blogspot.com.br/ |
|
|
|
|
|
Atualização:
21.09.2019
|
|