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Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1942-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CEBOLEIRO
Município de Rolândia, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte-km 543(1960)
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PR-1502 |
Altitude: 769 m |
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Inauguração: 01.01.1942 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Noroeste do Paraná foi aberta
ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E.
F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná.
Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná,
teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná.
Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região,
virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada
imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até
atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros,
dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte,
parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros
que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava
em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL,
atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte
está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ceboleiro foi inaugurada em no primeiro dia do ano de 1942.
Era uma colônia húngara, inclusive o nome da localidade era, antes
da 2ª Guerra, Bethlem, em homenagem a uma cidade do mesmo nome
da Hungria.
A estação já foi demolida há anos, e hoje
existem duas plataformas abandonadas ao lado dos trilhos, uma perto
da outra. Provavelmente, uma da estação e outra do armazém.
A vila também ficou conhecida nos áureos tempos da ferrovia
por ter um grande bordel. Fica hoje próxima à praça
de pedágio existente na rodovia, entre Arapongas e Rolândia.
(Fontes: Vastiler Horacio; Douglas Razzaboni; Folha da Manhã,
1/1/1942; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A plataforma da antiga estação seria esta... |
...ou esta? Fotos Douglas Razzaboni, em 27/12/2002 |
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Atualização:
31.01.2017
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