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Leão
Capinzal
Avaí
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAPINZAL
(antiga RIO CAPINZAL)
Município de Capinzal, SC |
linha Itararé-Uruguai -
km 828,232 (1936) |
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SC-0466 |
Altitude: 446,356 m |
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Inauguração: 20.10.1910 |
Uso atual: lanchonete (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Os trilhos chegaram a Rio Capinzal em 18 de maio de 1910 (José Lona, administrador: Pequenas lembranças do tempo da construção da SP-RG, data ignorada). A estação
foi inaugurada em outubro de 1910, com o nome de Rio Capinzal.
Em 1943, tornou-se somente Capinzal e em 1948 a cidade que
cresceu a partir da estação tornou-se município.
Desativada em 1983 juntamente com a linha de passageiros, o prédio
da estação abrigava em 2002 uma loja de materiais de
construção.
Não era mais o prédio original de 1910, que era de madeira;
o atual estava bastante descaracterizado. Em 2007, já era uma
lanchonete.
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1924
AO LADO: Problemas no carregamento de cargas na estação
(O Estado de S. Paulo, 8/4/1924).
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ACIMA:
Estação antiga de Rio Capinzal, c. 1930 (Foto Arthur
Wischral).
ACIMA: Desastre em Capinzal nos anos 1960 (Foto Olavio Dambroz, Studio Marcia Ouro, SC).
João
Tavares, 67 anos, trabalhou na RFFSA por 5 anos, na década
de 1980, levantando linhas, acalcando dormentes e fazendo
limpeza. "Era serviço braçal mesmo",
conta. Seu colega, José Pedroso, 66 anos, também
trabalhou como ferroviário. Ambos, apesar da idade,
vivem de bicos porque nunca conseguiram se aposentar. "Eu
gostaria de voltar no tempo e ter saúde para fazer
tudo aquilo novamente. Era trabalho pesado, tinha muito descarrilamento
e, às vezes, a gente tinha de ficar fora de casa, dormindo
nos vagões, por até mais de uma semana",
diz Tavares. A estação férrea de Capinzal
transformou-se em loja de matarial de construção.
O local é bom porque tem acesso fácil e pátio
para caminhões, explica um dos sócios da loja.
Como desde a privatização não passa trem
pela linha, Ivanildo Vieiro, 51 anos, que mora ao lado dos
trilhos, tem utilizado a área para plantar hortaliças,
que depois são vendidas para lanchonetes da cidade.
"A terra daqui é muito boa", justifica. De
sua pequena horta ao lado dos dormentes consegue tirar o sustento
da família. Ele foi ferroviário por 20 anos,
na manutenção da via. "Foi uma pena ver
tudo aquilo se acabar", diz
(Diário Catarinense, 24/07/2002).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1910 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; Vitor
Hugo Lanzaro; Joeli Laba; Arthur Wischral; Diário
Catarinense, 2002; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60;
RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
30.03.2019
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