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Eng. Leite Ribeiro
Cel. Tiburcio Cavalcanti
Rio das Antas
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (anos 1940-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORONEL
TIBÚRCIO CAVALCANTI
Município de Caçador, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 670
(1960) |
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SC-0465 |
Altitude: 825 m |
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Inauguração: anos 1940 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
"Como a antiga EFSPRG fica às margens do rio (do Peixe), a
vegetação está se fechando rapidamente, o que dificulta cada vez mais
as fotos. Como você pode ver, a estação de Coronel Tiburcio
Cavalcanti está em meio à floresta, o que exigiu serviços
de desmatamento e roçado para nela chegar... Da estação, só
sobrou a plataforma, que já foi engolida pelo mato. Espero
numa dessas explorações, não ser atacado por nenhum animal feroz..." (Nilson
Rodrigues, em 12/2002).
1940
AO LADO: Nome para uma estação que ainda não existia, mas já projetada (O Estado
de S. Paulo, 24/1/1940). |
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ACIMA: Na estação, foto provavelmente
dos anos 1950 (http:// marciliodiasdistrito.blogspot.com.br/2013/04/lembrancas-do-trem-iv-orlando-gallotti.html).
ACIMA: O chefe da estação em 1966, Nelson
Silva, e pessoas não identificadas. Bela foto, bons tempos.
Comparando com a floresta que o local virou - basta ver a foto abaixo
- nós aqui podemos ver um Brasil de uma época que certamente
não voltará mais (Acervo Nelson Silva, cessão
Joeli Laba).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1942 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nelson Silva; Joeli Laba; Nilson Rodrigues;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60;
http://marciliodiasdistrito.blogspot.com.br/2013/04/lembrancas-do-trem-iv-orlando-gallotti.html;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
12.08.2018
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