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VXY Mogiana em MG
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Boqueirão
Rio Verde
Ponta Grossa
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Linha Uvaranas-Apucarana:
Uvaranas
Rio Verde
Periquitos
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Itararé-Uruguai, PR- 1965

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1917-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO VERDE (antiga PITANGUI)
Município de Ponta Grossa, PR
linha Itararé-Uruguai - km 236,823 (1936)   PR-0698
    Inauguração: 12.1917
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1925 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pitangui foi inaugurada em 1917. Nos anos 1940, teve o nome alterado para Rio Verde. Ficava ao norte da cidade de Ponta Grossa, a cerca de 16 km da estação central da cidade. No final dos anos 1960, tudo indica que a estação e o pátio tenha sido removidos do local original, devido à reforma das linhas que ali se operou: a construção da E. F. Central do Paraná, que ali se entroncava com a nova linha-tronco da RVPSC, que foi removida para leste para atingir a nova estação de Uvaranas, e que ao mesmo tempo deixava ainda uma saída par a linha velha, ainda dentro de Ponta Grossa, poder continuar a atingir a estação central (até 1989). A estação (ou parada) de Rio Verde ficava antes da ponte férrea sobre o rio Verde e antes da passagem de nível, região cheia de abatedouros de carne conhecida como Matadouro, porém não há fotos dessa parada. Não se tem notícias da velha estaçãozinha, mas, no "horário de trens de passageiros da RVPSC a partir de 15/9/1971", os trens de passageiros provenientes de Curitiba e de Ourinhos desembarcavam os passageiros no "Estribo do Rio Verde", e dali estes tinham de aguardar o trem que os conduziria até a estação de Ponta Grossa. A estação de Uvaranas, nova na época, nunca teve acomodações para receber trens de passageiros, realmente. Este "estribo" não parece ser realmente a antiga estaçãozinha de Rio Verde. Curiosamente, o mesmo horário da RVPSC acusava que os trens provenientes de Itararé - que chegavam pela mesma linha que os de Ourinhos - seguiam diretamente para a estação central. É possível que esta fosse o trem de conexão citado acima. Os guias Levi posteriores citam Rio Verde somente até 1976.
(Fontes: Oséias B. Cavalcanti; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-60; IBGE, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
Atualização: 23.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.