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VXY Mogiana em MG
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Carambeí
Boqueirão
Rio Verde
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IBGE - 1960

Itararé-Uruguai, PR- 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/N
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOQUEIRÃO
Município de Carambeí, PR
linha Itararé-Uruguai - km 227,658 (1936)   PR-0456
Altitude: 1.032 m   Inauguração: 08.01.1925
Uso atual: residencia e oficina (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1925
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Boqueirão foi inaugurada em 1925 como posto telegráfico.

Em 1936, nela desembarcou e depois embarcou de volta o ministro da Holanda, sr. Hubrecht, que participou da festa pelos 25 anos da colônia de Carambeí.

Em 1/1/1944, o posto foi transformado em estação. A cooperativa Batavo, de Carambeí, pagou 500 cruzeiros para "despesas de inauguração" da estação, sob protesto de um membro da Diretoria que não concordava com o gasto... "A pequena estação de Boqueirão, no município de Carambeí, ainda está de pé. Nela reside uma família que tem uma oficina mecânica no quintal. A única pessoa que lá estava nada sabia de trem. Há trechos que estão bem limpos, pois o trem da fábrica da Klabin ainda circula no trecho. As casas da turma foram reformadas e usadas por particulares. A linha dois está debaixo do mato e da três, sobram somente vestígios" (Renê Alves de Almeida, 04/02/2005).

 

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1979. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).

1927
AO LADO:
Acidente entre as estações entre Boqueirão e Carambaí (O Estado de S. Paulo, 17/11/1927).
(Fontes: Carlos R. Almeida; Rodrigo Cunha; Victor Hugo Langaro; Renê Alves de Almeida; Steen Larsen; Hendrik Adrianus Kooy: Carambeí 75 anos, 1911-1986; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação na despedida do sr. Hubrecht, em 1936. Foto reproduzida do livro "Carambeí 75 anos, 1911-1986", de Hendrik Adrianus Kooy

A estação em 1999. Foto Carlos R. Almeida

A estação, em novembro de 2000. Foto Rodrigo Cunha

A estação em 04/02/2005. Foto Renê Alves de Almeida

A estação em 04/02/2005. Foto Renê Alves de Almeida

A estação em 12/2008. Foto Steen Larsen

A estação em março de 2015. Foto Victor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 26.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.