|
|
...
Carambeí
Boqueirão
Rio Verde
...
IBGE - 1960
Itararé-Uruguai, PR- 1965
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/N
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1925-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOQUEIRÃO
Município de Carambeí, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 227,658
(1936) |
|
PR-0456 |
Altitude: 1.032 m |
|
Inauguração: 08.01.1925 |
Uso atual: residencia e oficina (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Boqueirão foi inaugurada
em 1925 como posto telegráfico.
Em 1936, nela desembarcou e
depois embarcou de volta o ministro da Holanda, sr. Hubrecht,
que participou da festa pelos 25 anos da colônia de Carambeí.
Em 1/1/1944, o posto foi transformado em estação. A
cooperativa Batavo, de Carambeí, pagou 500 cruzeiros
para "despesas de inauguração" da estação,
sob protesto de um membro da Diretoria que não concordava com
o gasto... "A pequena estação de Boqueirão, no município
de Carambeí, ainda está de pé. Nela reside
uma família que tem uma oficina mecânica no quintal.
A única pessoa que lá estava nada sabia de trem. Há trechos que estão
bem limpos, pois o trem da fábrica da Klabin ainda circula
no trecho. As casas da turma foram reformadas e usadas por particulares.
A linha dois está debaixo do mato e da três, sobram somente
vestígios" (Renê Alves de Almeida, 04/02/2005).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1925 a 1979. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
|
1927
AO LADO: Acidente entre as estações entre Boqueirão e Carambaí (O Estado de S. Paulo, 17/11/1927). |
(Fontes: Carlos R. Almeida; Rodrigo Cunha; Victor Hugo
Langaro; Renê Alves de Almeida; Steen Larsen; Hendrik Adrianus
Kooy: Carambeí 75 anos, 1911-1986; RVPSC: Relatórios
anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e
Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação na despedida do sr. Hubrecht, em 1936.
Foto reproduzida do livro "Carambeí 75 anos, 1911-1986",
de Hendrik Adrianus Kooy |
A estação em 1999. Foto Carlos R. Almeida |
A estação, em novembro de 2000. Foto Rodrigo Cunha
|
A estação em 04/02/2005. Foto Renê Alves
de Almeida |
A estação em 04/02/2005. Foto Renê Alves
de Almeida |
A estação em 12/2008. Foto Steen Larsen |
A estação em março de 2015. Foto Victor
Hugo Langaro |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.06.2022
|
|