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Rio das Mortes
Samambaia
Jaguariaíva
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1926-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1964)
SAMAMBAIA
Município de Jaguariaíva, PR
Linha Itararé-Uruguai - km 88,820 (1936)   PR-0501
Altitude: 894 m   Inauguração: 06.07.1926
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. A variante Jaguariaíva-Fabio Rego foi aberta em 1964 e foi desativada em 1993/4 juntamente com o trecho Itararé-Jaguariaíva, tendo os trilhos arrancados.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Samambaia foi inaugurada em 1926 e ficava no trecho entre Jaguariaíva e Itararé, próxima a onde hoje é a fábrica de papel PISA. Todas as estações dessa linha já não existem mais, de acordo com Jorge Francisco Mendes, ex-ferroviário de Jaguariaíva, e de qualquer forma boa parte ficava em locais de difícil acesso por carro. O trecho teve os trilhos arrancados por volta de 1990. A estação fazia parte do chamado "pior trecho ferroviário do Brasil", cheio de curvas tortuosíssimas.

A estação foi substituída por uma nova, com o mesmo nome, na variante Jaguariaíva-Fábio Rego, em junho de 1964 e foi desativada.

(Veja também SAMAMBAIA-NOVA)


ACIMA: A variante de Fabio Rego nos anos 1970, mostrando também a linha abandonada de 1908, entre Jaguariaiva e Tucunduva, onde próxima a esta estação juntavam-se as duas linhas (IBGE).
     
     
     
     
     
Atualização: 09.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.