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VXY Mogiana em MG

Mapa da linha

Itararé-Uruguai

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Sengés
Tucunduva
Rio do Bugre
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Itararé-Uruguai, SC - 1965

IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1926-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1994)
TUCUNDUVA
Município de Sengés, PR
Linha Itararé-Uruguai - km 33,203 (1936)   SC-0497
    Inauguração: 06.12.1926
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tucunduva foi inaugurada em 1926 e ficava no trecho entre Jaguariaíva e Itararé. Todas as estações desse trecho já não existem mais: quando do arrancamento dos trilhos em 1993, as que ainda estavam de pé foram derrubadas. Esse era o chamado "pior trecho ferroviário do Brasil", cheio de curvas tortuosíssimas. A informação de sua localização exata foi dada por um ferroviário de Jaguariaíva, José Luiz Souza. Ficava ao lado sul da rodovia que liga Jaguariaíva a Sengés. O nome da estação deriva da fazenda Tucunduva, hoje do Sr. Marcos Chamma, que abrange grande parte dessa região. O acesso pode ser feito pela fazenda citada, embora só reste a fundação da estação, uma ponta de metal e um túnel da antiga ferrovia, com cerca de 900 metros de extensão, passando por baixo da rodovia Itararé-Jaguariaíva. Saiba sobre o acidente no trem da EPVSC ocorrido entre Fabio Rego e Tucunduva em 29/12/1949 - página 1 - página 2 - (Folha da Manhã, 30/12/1949).
(Fontes: Marcos Perucio; Folha da Manhã, 1949; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; José Luiz Paz Souza; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-60; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
Na foto ao lado, onde estão as árvores baixas, no centro da foto, ficavam o pátio, as casas e a estação de Tucunduva. A foto foi tirada da rodovia que liga Jaguariaíva a Sengés, e fica do seu lado sul. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht, em 08/10/2006
     
Atualização: 16.11.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.