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Lustosa
Ipiranga do Sul
Rosaldo Leitão
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
IPIRANGA DO SUL
Município de Ponta Grossa, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 334,400 (2000)   PR-2463
Altitude: -   Inauguração: 1960
Uso atual: desconhecido (2015)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Ipiranga do Sul foi inaugurada em 1960 como estação terminal provisória do trecho que começava na futura estação de Uvaranas, a leste de Ponta Grossa. Aliás, a estação não fica no município de Ipiranga (que não é "do sul", ao contrário da estação), mas sim no de Ponta Grossa, pouco aquém da divisa munucipal. Somente em novembro de 1975 foi entregue a linha toda, permitindo que Ipiranga se ligasse finalmente com Marilândia, na frente vinda de Apucarana. O pátio tem hoje 2 linhas de desvio. É nesta estação que se projeta o entroncamento de uma variante vinda do ramal de Guarapuava, para que os trens que hoje seguem para Guarapuava e Cascavel evitem o trecho ao sul de Ponta Grossa, resto da linha original da Itararé-Uruguai que acaba por reduzir demais a velocidade dos comboios.
Fontes: Carlos Latuff; Rogerio Hass; ALL: Circular de Instruções Especiais, 2000)
     

Local da futura estação, já com fundações. Foto por volta de 1970, de relatório de construção da ferrovia

Estação de Ipiranga do Sul, em 02/1997. Foto Rogerio Hass
 
     
     
Atualização: 18.08.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.