...
Campinas Belas
Lustosa
Ipiranga do Sul
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
RFFSA (1975?-1996)
LUSTOSA
Município de Reserva, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 359,468 (2000)   PR-4621
Altitude: -   Inauguração: 1975?
Uso atual: abandonada (2014)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: Foi inaugurada provavelmente com a

ACIMA: A placa à direita da árvore dá uma ideia do drama que v. terá se quiser atingir a estação de carro (Foto Carlos Latuff, 5/2014).
linha em 1975. O pátio tinha 3 linhas de desvio em 2000, de acordo com informações de um livro da ALL. O acesso à estação é feito por uma estrada de 20 km em terra.
(Fontes: Carlos Latuff; ALL: Circular de Instruções Especiais, 2000)
     

A estação em 5/2014. Foto Carlos Latuff

A estação em 5/2014. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 24.05.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.