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Desvio Ribas
Lineu do Amaral
Ângelo Lopes
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1970-1975)
RFFSA (1975-1996)
LINEU DO AMARAL
Município de Ponta Grossa, PR
Tronco Sul - km 222,742 (2000)   PR-2452
Altitude: -   Inauguração: 01.08.1970
Uso atual: reformada (2019)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1969 foi finalmente aberta a linha que unia a estação de Uvaranas, em Ponta Grossa do lado leste da cidade, a Engenheiro Bley, ponto de bifurcação para Curitiba e para Rio Negro e o Sul. Esta linha, juntada à que seis anos depois viria ligar Itapeva a Pinhalzinho e a Uvaranas e mais os trechos do Sul do País comporiam o Tronco Principal Sul, completado em toda a sua extensão em 1975. No trecho Eng. Bley-Ponta Grossa, ainda circularam trens de passageiros até 1/6/1979. A antiga linha unindo Curitiba a Ponta Grossa, de 1891, foi removida juntamente com diversas estações antigas.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Lineu do Amaral foi inaugurada em 1970 no Tronco Principal Sul, cujo trecho Uvaranas-Rio Negro foi aberto nessa época.

Trens de passageiros ainda circularam por esse trecho até fins da década de 1970.

Sempre esteve num ponto bastante isolado. Por ela os trens passam acelerando independente do sentido, pois o pátio é o encontro de duas rampas. A estrada de acesso para a estação fica praticamente na frente do Parque Estadual de Vila Velha.

Os 5 km de estrada de chão estão bem cuidados, sem buracos ou pedras pulando, porém passa-se por dentro de fazendas com porteiras e correntes com cadeados pendurados indicando que podem ser fechados a qualquer momento. A estação, reformada, ainda tinha 2 linhas de desvio em 2019.

Passei por lá com
o trem especial Curitiba-Ponta Grossa, em 21/11/2009, trem com nove carros e uma locomotiva da ALL GT-22 que levava torcedores do Coritiba F. C. para uma homenagem ao clube na segunda cidade. Foi o primeiro trem de passageiros no trecho depois de trinta anos.

Hoje a função do pátio é o cruzamento de trens.


Neste video pode-se ver a passagem de um enorme combio cargueiro pela estação, que aparece reformada e pintada de azul junto a uma série de casas de turma da ferrovia dos anos 1960 e que possivelmente nunca tenha sido totalmente usada. Hoje estão todas arruinadas (Video: Daniel Kubaski Trevisan).

2000
AO LADO: Esquema do pátio - CLIQUE PARA VER TODO O TRECHO (ALL: Circular de Instruções Especiais, 2000)

ACIMA: Final do pátio de Lineu do Amaral, sentido Ponta Grossa (Foto Ricardo Melo Araújo em 21/11/2009).
ACIMA: Comboio da ALL surge em frente à estação em 11/2010 (Foto Daniel Trevisan).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009; Daniel Trevisan; ALL: Circular de Instruções Especiais, 2000)
 
 
     
     
     
Atualização: 22.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.