|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1970-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LINEU
DO AMARAL
Município de Ponta Grossa, PR |
Tronco Sul - km 222,742 (2000) |
|
PR-2452 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.08.1970 |
Uso atual: reformada (2019) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
1969 foi finalmente aberta a linha que unia a estação
de Uvaranas, em Ponta Grossa do lado leste da cidade, a Engenheiro
Bley, ponto de bifurcação para Curitiba e para Rio Negro
e o Sul. Esta linha, juntada à que seis anos depois viria ligar
Itapeva a Pinhalzinho e a Uvaranas e mais os trechos do Sul do País
comporiam o Tronco Principal Sul, completado em toda a sua extensão
em 1975. No trecho Eng. Bley-Ponta Grossa, ainda circularam trens
de passageiros até 1/6/1979. A antiga linha unindo Curitiba
a Ponta Grossa, de 1891, foi removida juntamente com diversas estações
antigas. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Lineu do Amaral foi inaugurada em
1970 no Tronco Principal Sul, cujo trecho Uvaranas-Rio Negro
foi aberto nessa época.
Trens de passageiros ainda circularam
por esse trecho até fins da década de 1970.
Sempre esteve
num ponto bastante isolado. Por ela os trens passam acelerando independente
do sentido, pois o pátio é o encontro de duas rampas. A estrada de
acesso para a estação fica praticamente na frente do
Parque Estadual de Vila Velha.
Os 5 km de estrada de chão estão bem
cuidados, sem buracos ou pedras pulando, porém passa-se por dentro
de fazendas com porteiras e correntes com cadeados pendurados indicando
que podem ser fechados a qualquer momento.
A estação, reformada, ainda tinha 2 linhas de
desvio em 2019.
Passei por lá com o
trem especial Curitiba-Ponta Grossa, em 21/11/2009, trem com nove carros e uma locomotiva da ALL GT-22
que levava torcedores do Coritiba F. C. para uma homenagem ao clube
na segunda cidade. Foi o primeiro trem de passageiros no trecho depois
de trinta anos.
Hoje a função do pátio é o cruzamento de trens.
Neste video pode-se ver a passagem de um enorme combio cargueiro pela estação, que aparece reformada e pintada de azul junto a uma série de casas de turma da ferrovia dos anos 1960 e que possivelmente nunca tenha sido totalmente usada. Hoje estão todas arruinadas (Video: Daniel Kubaski Trevisan).
|
|
2000
AO
LADO: Esquema do pátio - CLIQUE PARA VER TODO
O TRECHO (ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000) |
ACIMA: Final do pátio de Lineu do Amaral,
sentido Ponta Grossa (Foto Ricardo Melo Araújo em 21/11/2009).
ACIMA: Comboio da ALL surge em frente à estação
em 11/2010 (Foto Daniel Trevisan).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009;
Daniel Trevisan; ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000) |
|
|
|
|
|
Atualização:
22.05.2020
|
|