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Piassagüera
Raiz da Serra
Paranapiacaba
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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São Paulo
Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RAIZ
DA SERRA
Município de Cubatão, SP |
Linha-tronco - km 22,000 |
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SP-0095 |
Altitude: 20 m |
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Inauguração: 16.02.1867 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1891 |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Raiz da Serra, com o nome se contrapondo à estação
de Alto da Serra (hoje Paranapiacaba), foi aberta em
1867 para ser a estação de partida da subida da serra,
pela linha da "serra velha", ou seja, a original.
Continuou sendo utilizada por muito tempo, pois a "serra velha"
era a que transportava passageiros, tanto na época dos cabos
quanto depois, com a cremalheira substituindo os velhos cabos da serra,
construída em 1891, conforme data no dístico do prédio.
Depois de fechada em data incerta, foi abandonada.
"Em uma das últimas viagens de passageiros para Santos pela EFSJ,
lembro-me que estava atento à beleza da cortina de neblina de Paranapiacaba
e aos túneis do funicular abandonado logo acima. Lembro que o comboio
foi puxado por uma automotriz até o alto da serra, depois trocada
por duas locomotivas elétricas do sistema de cremalheira. Na raiz
da serra - lindo esse nome! - havia nova troca para uma diesel-elétrica.
Esta estação conserva o charme dos telhados em quatro águas e tijolo
aparente das estações em estilo inglês da SPR. Notei também as colunas
de metal". (Fabrizio Rigout, fevereiro/2001)
Mas como não há mal que nunca acabe nem bem que sempre
perdure, a estação de Raiz da Serra foi restaurada
pela MRS em 2004, e em julho apresentava-se em excelente estado novamente.
Em maio de 2008, 4 anos após, já apresentava sinais
de deterioração e de invasão. Em 2017, estava,
realmente, abandonada. Seu interior estava totalmente depredado. O
local é muito difícil de se manter conservado, reparos
na pintura e ferragens têm de ser feitos constantemente, coisas
que ninguém se habilita a fazer, além de não
haver ninguém para ali morar, principalmente pelo fato de estar
num local ermo.
ACIMA: Pátio original da estação
de Raiz da Serra. A fotografia é supostamente de 1867 (Autor
desconhecido).
(Fontes: Antonio A. Gorni; Marcelo Tallamo;
Joaquim Carioba; Flavio Michelini; Fabrizio Rigout; Marcos Zeituni;
Ricardo Corte; José Emílio Buzelin; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 1910. Foto P. Haenen, coleção
Joaquim M. Carioba |
Estação de Raiz da Serra, sem data. Foto cedida
por Marcelo Tálamo |
A estação atual de Raiz da Serra, já em
estado precário, em 10/1982. Foto Flávio Michelini |
Estação atual de Raiz da Serra, abandonada, em
1996. Foto Fabrizio Rigout |
A estação continua abandonada em fevereiro de
2001 (notem que as abas da janela já caíram).
Autor desconhecido |
Subida da serra; ao lado a plataforma da estação,
em 06/2002. Foto Marcos Zeituni |
A estação, em 06/2002. Foto Marcos Zeituni |
A estação, em 06/2002. Foto Marcos Zeituni |
A estação vista de cima, e o rio Mogi, ao lado.
Foto Ricardo Corte, em 04/2004 |
A estação reformada, em 06/2004. Foto José
Emílio Buzelin |
A estação em 21/3/2014. Foto Antonio A. Gorni |
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Atualização:
18.01.2020
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