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Ribeirão Preto-SPM
Usina
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ramal de R. Preto-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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E. F. São
Paulo-Minas (1928-1965) |
RIBEIRÃO
PRETO-SPM
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km 76,664
(1960) |
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SP-2263 |
Altitude: 520 m |
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Inauguração: 01.05.1928 |
Uso atual: oficina e moradia (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos
novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 1990, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Ribeirão Preto da E. F. São Paulo-Minas foi inaugurada
em 1928, para servir de ponto de chegada do chamado ramal de Ribeirão
Preto, que passou a sair da estação de Serrinha (depois
Ipaúna), para unir o tronco original da São Paulo-Minas a Ribeirão
Preto.
O ramal funcionou por pouquíssimo tempo, pois, em 1929,
teve seu tráfego suspenso, por problemas financeiros da companhia.
Somente em 1944 o ramal
foi reativado, depois de ampla reforma e com o tempo o trecho Ribeirão-S.
Sebastião do Paraíso acabou por se tornar o mais rentável da ferrovia. O primeiro chefe da estação após sua reabertura foi o sr. Cesário L. dos Santos.
Em 1965, com a supressão do trecho
do ramal entre esta estação e Evangelina, as locomotivas passaram
a seguir pelo desvio que levava à estação de Ribeirão-velha,
daí seguindo para Barracão, Ribeirão-nova e daí pela
linha-tronco da Mogiana. A estação foi desativada exatamente em 1o de setembro de 1965 (cf. relatório SPM de 1966).
Quando a FEPASA foi formada, a
estação já estava desativada.
Em 2014, ela fica na rua Marquês de Pombal,
103, e todo o pátio de manobras fora vendido à Embratel pela Prefeitura,
que era a dona do terreno, cedido pela Fepasa. A Embratel construiu
ali a sua central de "call-center" e a velha estação ficou praticamente
envolvida pelo prédio.
CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS
ACIMA: Estação de Ribeirão
Preto da SPM. Anos 1950? (Acervo Rodrigo Flores; autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo
Flores; E. F. São Paulo-Minas: Relatórios anuais, 1960-68;
Mogiana: Relatórios anuais, 1968-1970; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Antiga plataforma, hoje oficina "nos fundos" (abril
de 2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Antiga plataforma, hoje oficina "nos fundos" (abril
de 2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação, em 26/01/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 11/2010, já muito descaracterizada
em relação a 2000. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 11/2010, já muito descaracterizada
em relação a 2000. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 11/2010, já muito descaracterizada
em relação a 2000. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 25/12/2014. Foto Rodrigo Flores |
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Atualização:
31.05.2019
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