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E. F. São
Paulo-Minas (1928-1964) |
USINA
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Ramal de Ribeirão Preto -
km 71,512 (1960); km 5,152 (de Ribeirão Preto) |
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SP-2944 |
Altitude: 537 m |
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Inauguração: 01.05.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928,
pelos novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada
junto com as outras estações do trecho Ribeirão Preto-Serrinha,
em 1928, a estação de Usina (depois, oficialmente, Usina
de S. Paulo) se situava à frente da Usina Metalúrgica Epitácio
Pessoa, que era, inclusive, a dona da ferrovia nessa época.
A usina foi inaugurada em 1922 com a presença do então
Presidente da República, Epitácio Pessoa. Já
começou recebendo e exportando material por meio de um ramal
da Mogiana que a ligava com a estação do Alto.
Com a compra da ferrovia São Paulo-Minas pela própria
usina, esta passou a ter uma estação própria no novo ramal da SPM que ligava Ribeirão Preto a Serrinha (depois Ipaúna) que foi aberta
em 1928 Desaparecia assim o pequeno ramal da Mogiana (Alto-Usina) que somente operou por 6 anos.
No lugar desta linha, tudo leva a crer que foi construída a atual avenida
Petrópolis.
A usina e a ferrovia faliram pouco antes da revolução
de 1930. Isto levou ao fechamento do ramal por quatorze anos.
Após sua reabertura, em 1944, a estação, que passou a se chamar Usina
de São Paulo, funcionou até o fechamento do trecho causado
pela modificação da linha-tronco da Mogiana no ano de 1964.
A estação foi demolida há anos, e hoje em seu lugar
está o trevo da avenida Costa e Silva com a rua Thomas Whately,
em frente à atual loja "Penha". Não há fotos.
CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA
SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS
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1922
AO LADO: Discussões sobre a linha a ser coinstruída para servir à usina (O Estado de S. Paulo, 17/4/1922). |
ABAIXO: Na foto aparece ao lado esquerdo
o canto dessa estação e a usina à direita. Tudo no terreno
da usina em fotografia tomada no dia da inauguração
desta em 1922. Supõe-se que a estação construída
pela usina tenha sido a mesma que serviu como tal para a São
Paulo-Minas a partir de 1928 (Revista da Semana, 4/11/1922).
ACIMA:
Alto forno inaugurado em 1922 na usina Epitácio Pessoa em Ribeirão Preto para a produção de ferro gusa e aço. A matéria prima vinha de Morro do Ferro, próximo a São Sebastião do Paraíso. O abastecimento era feito via linha da SPM (de Morro do Ferro a Ribeirão Preto) e dali pela Mogiana, via estação do Alto pelo ramal que ligava esta à usina. Este ramal aparece na fotografia, à direita (A Cigarra, edição de 1922).
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1924
AO LADO: Acordo Mogiana-São Paulo-Minas para
a passagem da linha desta para atender a Usina (O Estado de
S. Paulo, 28/10/1924).
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ACIMA: Vista da usina em 1956. Na época
pertencia à Moinho Santista e chamava-se Usina Tanquinho. Vê-se
a estação de Usina ao lado esquerdo dos prédios
longos, à frente, e o trem da SPM saindo no sentido da linha
principal do ramal. No canto esquerdo superior da fotografia, o que
teria sido o antigo leito do ramal que se unia da linha da Mogiana
na estação do Alto nos anos 1920 e
ACIMA: Em vista aérea do Google Maps
tomada em 2012, quando (e já havia muitos anos) os trilhos já não estavam mais em seus lugares vemos que o leito do ramal de Ribeirão Preto da SPM
(em VERMELHO) não passava por dentro da usina, mas seguia direto pela
atual Av. Thomaz Alberto Whatelly, e de frente para a usina saía um
desvio que também servia de triângulo de reversão. É possível que
em frente a esse triângulo a SPM tenha construído uma nova estação,
ou uma parada, mas não se sabe sei dizer em que época isso
feito ou se foi efetivamente construída. Seja como for, o prédio
da estação original está de pé até hoje e foi mantido dentro da usina
e razoavelmente bem conservado. Em AZUL, a linha de bitola métrica
do tronco da Mogyana. Notar também no canto esquerdo inferior
da vista aérea a ligação entre os pátios da Mogyana e da SPM
(Google Maps, 2012).
(Fontes: Dennis W. Esteves; Arquivo Público
de Ribeirão Preto; Revista da Semana, 4/11/1922; E. F. São
Paulo-Minas: Relatórios anuais, 1960-68; Mogiana: Relatórios
anuais, 1968-70; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação da Usina em 1956. Arquivo Público
de Ribeirão Preto |
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Atualização:
04.06.2019
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