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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mossoró
Camurim
Dix-Sept Rosado
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Linha de Mossoró-1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Mossoró-Souza (n/d-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CAMURIM (PRIMEIRA PARADA)
Município de Mossoró, RN
E. F. Mossoró-Souza - km 63   RN-4881
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Mossoró-Souza foi inaugurada em 1915 entre Porto Franco e a cidade de Mossoró, com o objetivo de se alcançar a cidade de Alexandria, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Após muitos adiamentos, o prolongamento da linha foi saindo aos poucos, em 1926 a São Sebastião e somente em 1951 a Alexandria. Por volta de 1958 chegou a Souza, encontrando-se com a linha Recife-Fortaleza nessa cidade. Nos anos 1980, a ferrovia foi desativada e seus trilhos arrancados em praticamente todo o percurso.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Camurim não tem data de inauguração conhecida. Também era conhecida como parada do Sítio Camurim, ou ainda como "primeira parada obrigatória", onde os trens de passageiros tinham de parar; na Primeira, havia desvio, para possibiltar o cruzamento de trens, já que a linha principal era singela.

A estação ou parada não é citada nem em Guias Levi nem no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Segundo o livro de Manuel Tavares de Oliveira, "A E. F. Mossoró Souza", de 2005, ela existiu e ficava no km 63, entre as estações de Mossoró e de Dix-Sept Rosado.

Os trens de passageiros teriam circulado no ramal de Mossoró a Souza até cerca de 1989. No início desse mesmo ano um deles foi visto estacionado na estação de Souza. Em suas últimas viagens, ele saía de Souza às 3 h da madrugada, chegava em Mossoró às 9 h da manhã, retornando às 15 h e chegando a Souza por volta das 21 h. Essa viagem, nessa época, acontecia somente às segundas-feiras e aos sábados, de acordo com o Guia Levi.

Os trilhos da ferrovia depois foram arrancados em grandes trechos, suas oficinas estão em ruínas e, das locomotivas, que antes cortavam a cidade de Mossoró, não se têm mais notícias.

(Fontes: Carlindo Dias, 2023; Manuel Tavares de Oliveira: Cronologia Mossoroense, 2005; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guias Levi, 1917-1979; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

     
Atualização: 05.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.