|
|
E. F. Central do
Rio Grande do Norte (n/d-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUCURUTU
Município de Jucurutu, RN |
Ramal de Jurucutu - km 235 (1960) |
|
RN-4589 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: nunca foi construida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: nunca foi construída |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Com a inauguração da estação de Lages em 1918, no sertão potiguar, a ferrovia que vinha de Natal estava agora em uma posição favorável para lançar duas linhas a partir da E. F. Sampaio Correia: uma para o sul do Estado, para a fronteira paraibana e outra para o norte, alcançando o porto de Macau. A continuação para Macau ficaria pronta somente em 1962 e duraria apenas vinte anos funcionando. A linha para Jurucutu foi interrompida nos anos 1960 por causa da desapropriação de terras para a construção de uma barragem. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jucurutu jamais foi construída.
O município fica já
na divisa com a Paraíba. Não se sabe se a intenção
teria sido ligar com a linha de Campina Grande, ou diretamente
com a Mossoró-Souza.
De qualquer forma, um mapa de 1929
mostrava um projeto da linha chegando até Caicó,
mais ao sul de Jurucutu e também na divisa com a Paraíba. Isto nunca ocorreu.
Em 1950, o município de Jurucutu contava com pouco
mais de 9.300 habitantes. A estação deveria ter sido construída só nos anos 1960, mas o trecho teve a sua construção interrompida antes de as obras chegarem até o local onde a estação deveria ter sido erigida. A última estação a ser aberta ao tráfego ferroviário foi a de São Rafael, ter parado
de operou somente até os anos 1960, por causa da construção de
uma represa na região de São Rafael, estação
anterior.
"O resto da linha até Jucurutu ficou apenas no leito
(visível até hoje no Google Earth) e a obra paralisou na localidade
de Oiti, na divisa entre Jucurutu e São Rafael - se bem que no Google
Earth é possível se acompanhar o traçado até a periferia de Jucurutu.
Eu vi o leito nos dois lados do municipio, só o norte (entre S. Rafael
e Angicos) ainda tem restos do lastro original (!) no leito, o lado
sul está pelado. A ideia era chegar até Caicó. Apesar de ser terreno
fácil para construção de ferrovias, foi uma senhora obra - todos os
cortes tiveram que ser abertos em rocha...alguns trechos foram incorporados
em estradas vicinais" (Nicholas Burman, 18/4/2013).
(Fontes: Nicholas Burman; João Rodrigues Lanza; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.02.2023
|
|