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E. F. Central do
Rio Grande do Norte (1956-1950)
RFN (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
RAFAEL
Município de São Rafael, RN |
Ramal de Jurucutu - km 235 (1960) |
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RN-3973 |
Altitude: 48 m |
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Inauguração: 12.01.1956 |
Uso atual: submersa |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949? |
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HISTORICO DA LINHA: Com a inauguração da estação de Lages em 1918, no sertão potiguar, a ferrovia que vinha de Natal estava agora em uma posição favorável para lançar duas linhas a partir da E. F. Sampaio Correia: uma para o sul do Estado, para a fronteira paraibana e outra para o norte, alcançando o porto de Macau. A continuação para Macau ficaria pronta somente em 1962 e duraria apenas vinte anos funcionando. A linha para Jurucutu foi interrompida nos anos 1960 por causa da desapropriação de terras para a construção de uma barragem. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Rafael foi inaugurada em 1956.
Porém, a estação de São Rafael foi não muito tempo depois completamente
submersa pela construção de uma barragem gigantesca (Barragem Engenheiro
Armando Ribeiro Gonçalves) e a população
deslocada para uma nova cidade. O prédio da estação e todas
as casas do pátio foram demolidos antes da inundação. Nessa época (final
dos anos 1980) a linha Lajes-Jurucutu já não
funcionava havia um bom tempo.
"(Em 2013) a barragem Armando
Ribeiro Gonçalves estava com 46% da capacidade e portanto São Rafael
velha ficou visível novamente. Sobrou muito pouco (a cidade era quase
inteiramente de taipa), até a torre da igreja (símbolo da cidade,
ela ficava com o topo fora d'água) desabou. Deu para ver a plataforma
da estação e o resto da estrutura de um britador instalado pelo Batalhão
de Engenharia e Construção do Exército, construtor da linha. Conversei
com um senhor que morou na cidade velha (Sr. Antônio Vitorino de Souza)
e que contou que a linha chegou em São Rafael em 1958 (a data exata
é 12 de Janeiro de 1956 - depois conto como cheguei nessa figura).
Segundo o Sr. Antonio, a linha só foi aberta ao tráfego até São Rafael;
o resto até Jucurutu ficou apenas no leito (visível até hoje
no Google Earth) e a obra foi paralisada na localidade de Oiti, na divisa
entre Jucurutu e São Rafael - se bem que no Google Earth é possível
se acompanhar o traçado até a periferia de Jucurutu. Eu vi o leito
nos dois lados do municipio, só o norte (entre S. Rafael e Angicos)
ainda tem restos do lastro original (!) no leito, o lado sul está
pelado. A mesma fonte informa que o último trem passou em 1962. A
ideia segundo ele era chegar até Caicó. Apesar de ser terreno fácil
para construção de ferrovias, foi uma senhora obra - todos os cortes
tiveram que ser abertos em rocha...alguns trechos foram incorporados
em estradas vicinais" (Nicholas Burman, 18/4/2013).
ACIMA: A estação de São Rafael,
anos 1950 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XV11, 1960).
ACIMA: A estação de São Rafael, possivelmente em 1956, na data da sua abertura (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XV11, 1960).
ACIMA: Localização da estação
e sede da cidade em mapa publicado em 1960. Tanto ela como Jurucutu
estavam às margens do rio Piranhas, rio intermitente devido
às secas constantes. A linha para Jurucutu provavelmente acompnahava
o rio sem cruzá-lo e foi construída supostamente durante
os anos 1960, tendo durado pouco (IBGE: Enciclopedia dos Municípios
Brasileiros, vol. V, 1960).
ACIMA: Horarios de trens para a Semana Santa nas linhas do Rio Grande do Norte em 1963 (Jormal não identificado, data de 9/4/1963).
ACIMA: Aqui ficava a estação de São
Rafael. Fora da água em 2013 por causa da seca, pode-se ver
a plataforma. Em situação de chuvas, as fundações ficaram debaixo d'água (Foto Nicholas Burman).
Nota: as duas últimas fotos mostradas ao pé desta página
foram conseguidas no site Crônicas Taipuenses: (https://cronicastaipuenses.
blogspot.com/2014/02/) e Canindé Pinheiro (http://profcanindepinheiro.blogspot.com/2013/02/fotos-historicas-da-antiga-sao-rafael-rn.html).
(Fontes: Nicholas Burman; Valdeques Junior; Wagner
Rodrigues; Roosevelt Reis; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XV11, 1960; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
18.02.2023
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