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E. F. Central do
R. G. do Norte/Sampaio Correa (1907-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997) |
TAIPU
Município de Taipu, RN |
Linha Natal-Macau - km 59 (1960) |
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RN-3395 |
Altitude: 41 m |
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Inauguração: 15.11.1907 |
Uso atual: desconhecido (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação
de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907),
Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e
Oscar Nelson (1949). Em
1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente
os trens da Linha Norte operados hoje
pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal.
O resto foi abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Taipu foi inaugurada em 1907.
Sua inauguração
mereceu até uma nota do jornal O Estado de S. Paulo de
16/11/1907, da distante São Paulo. "No dia 15/11/1907,
as 12h na estação de Taipu, aguardava a chegada do trem, não só o
pessoal técnico da Estrada de Ferro, com uma compacta multidão que
prorrompeu em vivas e aclamações a comissão construtora da ferrovia.
Foi imensa a alegria e a satisfação que se notou no povo todo pela
inauguração da estação de Taipu. As 12h30min foi servido um lanche
a todos os convidados. Nessa ocasião o Dr. José Luiz Batista, engenheiro
chefe da Comissão de construção da EFCRN, proferindo brilhante discurso,
declarou inaugurada a estação do Taipu e agradeceu a presença do governador
do estado e a dos demais convidados àquela festa. O Governador Antônio
José de Melo e Souza em discurso mostrou-se satisfeito com o que vira
e enalteceu os esforços e a competência da comissão construtora da
Estrada de Ferro, cujos trabalhos honravam a engenharia brasileira,
depois do lanche os convidados percorreram a Vila. O governador esteve
na intendência onde foi recebido pelo presidente do governo municipal
Manoel Eugênio.As 14h30min o trem dava o sinal de partida.À saída
o povo prorrompeu em vivas a comissão, à Taipu etc. (Diário
do Natal, 17/11/1907, p. 1).
"A estação de Taipu mede 18,5 metros de comprimento por 13,5
de largura. O edifício é composto de dependência administrativa (duas
salas administrativas, sendo uma destinada à bilheteria a outra para
escritório e agencia do telegrafo), alojamento de funcionários e armazém
anexo. O telhado é composto em duas águas terminado em alpendre sobre
o vão central da plataforma. Na parte superior das paredes nas faces
leste e oeste há o dístico com o nome do município. Junto à estação
localiza-se a plataforma que servia para o embarque e desembarque
de passageiros e mercadorias. Sua altura elevada em relação ao nível
do terreno permitia o perfeito acesso aos trens. A plataforma da estação
de Taipu tinha uma extensão de 34 metros. No ano de 1998 a parte oeste
da plataforma foi removida pela prefeitura para asfaltar a rua principal"
(João Batista dos Santos,
15/11/2014).
Em 2014, a estação já estava havia mais de dez
anos sem tráfego algum de trens, pois a CFN não estava
mais operando cargas no Rio Grande do Norte. Foi reformada e estava
em boas condições, sem uso conhecido por mim.
ACIMA: Ponte do Umari próxima à estação
de Taipu, em 2011 (Foto João Batista dos Santos).
(Fontes: Wagner Rodrigues; Daniel Gentili; João
Batista dos Santos; Juscelino Rodrigues; O Estado de S. Paulo, 1907;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
18.02.2023
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