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E. F. Oeste de Minas
(1892-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1962) |
ALBERTO ISAACSON
Município de Martinho Campos, MG |
Linha do Paraopeba - km 471,527 (1960) |
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MG-4252 |
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Inauguração: 01.07.1892 |
Uso atual: delegacia |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Alberto Isaacson foi inaugurada em 1892 pela Oeste de Minas.
Próxima a esta estação, na localidade
então denominada Choro, deveria se entroncar originalmente
a linha da EFOM que ligaria Belo Horizonte a Divinópolis
a Garças de Minas. No final, o entroncamento deu-se
na estação de Velho da Taipa, situada a 35 km
da estação de Alberto Isaacson. "O
distrito de Alberto Isaacson era uma comunidade chamada Pary-mirim
e com a construção da Estação com o nome de Alberto Isaacson, o povoado
foi elevado à categoria de distrito com o nome da estação. Dizem uns
que Alberto Isaacson foi um engenheiro da linha; outros, que o engenheiro
se chamava Albert e que Alberto
ACIMA: Restos de uma caixa d'água da ferrovia,
junto ao leito, existente a cerca de um quilômetro da antiga
estação. ABAIXO: Córrego do Pary-mirim, junto
à localidade de Alberto Isaacson (Fotos Natalia Fernanda Lobato
de Abreu em 2007).
era
seu filho". Alberto teria sido engenheiro da EFOM,
daí ter recebido a estação o seu nome. A estação
foi desativada em 1962. O local é hoje um distrito
do município de Martinho Campos. O prédio da
estação foi reformado e ainda existe (Natalia Fernanda
Lobato de Abreu, 5/2010).Foto da estação mostra
um prédio totalmente diferente das estações características
da EFOM. Se for o mesmo prédio, foi totalmente descaracterizado
em todos os aspectos. Esse prédio é hoje uma delegacia
de polícia. Próximo à estação -
cerca de 1 km - existe uma caixa d'água que era da ferrovia.
(Fontes: Natalia Fernanda Lobato de Abreu; O
Estado de S. Paulo, 6/9/1909; www.santanafm.com.br; www.copasa.com.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1978) |
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Este prédio seria a antiga estação totalmente
reformada. Foto Natalia F. L. de Abreu |
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Atualização:
11.12.2011
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