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E. F. Oeste de Minas
(1912-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1967) |
CLÁUDIO
Município de Cláudio, MG (1912-) |
Ramal de Cláudio - km 338,000
(1960) |
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MG-2773 |
Altitude: 840 m |
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Inauguração: 08.06.1912 |
Uso atual: museu (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1912 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Cláudio foi inaugurado com 26 quilômetros ligando a estação
de Gonçalves Ferreira, no ramal do Paraopeba, em 1912. Funcionou
até 17 de janeiro de 1967, quando, já sob administração
da Viação Férrea Centro-Oeste, foi desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cláudio foi inaugurada em junho de 1912 como ponta
de linha de um curto ramal de 26 quilômetros, segundo o Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Oito dias antes, em 1 de junho,
o município havia sido instalado). Porém, a data real
de inauguração teria sido a de 03 de agosto de 1911,
segundo a edição de número 1230 do jornal Gazeta de Oliveira.
O jornal O Estado de S. Paulo dá a notícia vinda de Campinas, SP, que "a estação de Claudio já estava aberta, no dia
26 de maio de 1912 (ver caixa de 1912, abaixo).
Como explicar a diferença? Uma inauguração em
1911 tipo "data do primeiro trem que chegou à cidade"
e outra em 1912, quase um ano depois, tipo "festa com políticos
e abertura ao tráfego comercial"? Fica a dúvida.
Eu não conheço a cidade, nunca fui até lá,
mas sei de sua existência desde a minha infância: muitas
caixas de ferro do cavalete de eletricidade das casas, em São
Paulo, eram feitas em Cláudio. O nome da cidade
sempre estava lá, grande para todos verem.
A estação
foi fechada em 4 de setembro de 1963, com a remoção
do seu último agente, Augusto Tomaz. Já o ramal para Cláudio
somente foi oficialmente erradicado em 17 de janeiro de 1967. Logo em seguida,
a cadeia passou a funcionar no prédio.
O prédio,
depois de funcionar como cadeia até 1997, tornou-se sede do
museu municipal. Foi tombada pelo município em 1998. Esta estação
seria a única do trecho que ainda mantinha seu telhado
original. Em 2001, depois de restaurada, passou a abrigar o museu
da cidade.
Em 2019, sofreu nova reforma.
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1912
AO LADO: Fato pouco estudado em 1902, a revolução pró-monarquia
ocorrida em São Paulo tomou na época a estação
da cidade (Dirceu Salles, Folha da Manhã, publicado em 21/3/1948) |
ACIMA: Carro de passageiros estacionado junto à
plataforma de Cláudio, talvez anos 1950 (Museu Histórico e
Artístico de Claudio e Casa de Cultura "Ídia Gregório de Araújo").
ACIMA: Estação (ao fundo) e armazém de Claudio
(Autor desconhecido, Facebook, foto de julho/2016).
(Fontes: Carlos Humberto Aragão;
Carlos Miguez; Bruno Nascimento Campos; Gazeta de Oliveira,
edição #1230, 1911; Museu Histórico e Artístico de Cláudio
e Casa de Cultura "Ídia Gregório de Araújo"; Revista Ferroviária,
2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 09/2005. Foto Bruno Nascimento Campos |
A estação em 2008. Foto Carlos Miguez |
Detalhe do lado da plataforma da estação em 2008.
Foto Carlos Miguez |
A estação em 2019, depois da reforma. Foto Lindomar Lemos |
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Atualização:
18.11.2022
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