A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações da linha
...
Ijaci
Macaia-nova
Varadouro
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
MACAIA-NOVA
Município de Bom Sucesso, MG
Linha Lavras-Divinópolis - km 405,500   MG-1774
Altitude: -   Inauguração: 29.10.1965
Uso atual: eliminada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1965 (era um vagão)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava as estações de Aureliano Mourão e Ribeirão Vermelho foi construída em bitola de 76 cm e entregue em 1888, e um de seus nomes era linha de Divinópolis pois ligava Lavras e Ribeirão Vermelho a essa cidade através da linha do Paraopeba da EFOM. Em 1/5/1966 essa linha foi desativada entre o km 20 e Ribeirão Vermelho com a construção de uma nova linha em bitola métrica entre Lavras e esse ponto. O restante da linha está ativo até hoje com bitola métrica.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Macaia-nova foi aberta em 1965 na variante em bitola métrica que substituiu o trecho Álvaro Botelho-Aureliano Mourão de 76 cm de bitola (*cf. Relatório "Substituição de Linhas Férreas Antieconomicas").

A quilometragem acima é da época da abertura da linha, cf. R. R. Coimbra. A estação, que era um vagão de madeira (* cf. Ricardo Resende Coimbra: Uma Viagem pelos Trilhos da Centro-Oeste, Novo Mundo Editora, 2009)
, já foi demolida e seu pátio fica fora da cidade, como era de se esperar de uma variante construída há relativamente pouco tempo passando por um bairro já existente.

Já em 1978, Macaia-nova não tinha mais desvios. Isso significa que, com o fim dos trens de passageiros, nem o pátio nem o vagão que era a estação (cf. Carlos Antonio Pinto, em 24-03-2019), então já desmontado, serviam para coisa alguma.

(Veja também MACAIA)


ACIMA: Construção da ponte próxima à estação de Macaia-nova, sobre o rio Grande, na primeira metade dos anos 1960 (Acervo Jonas Augusto M. de Carvalho).

ACIMA: O engenheiro José Alfredo Unes da RFFSA em Macaia no ano de 1979. Seria essa construção em madeira e sem plataforma a estação de Macaia-nova? (Foto: Cesar Mori).

ACIMA: Foto mostrando a ponte sobre o rio Grande e o bairro de Macaia. A seta indica onde está situado o atual pátio de Macaia. Quando havia a linha da bitolinha ligando Ribeirão Vermelho a Aureliano Mourão, a estação de Macaia ficava á esquerda da foto, no nível pouco acima do rio Grande, ou seja, a linha passava embaixo dessa ponte atual (Explanação e foto Ricardo Resende Coimbra, 2010).

ACIMA: Vagões e carro abandonados em Macaia em 2014 (Foto Anderson Nascimento).


(Fontes: Jonas Augusto M. de Carvalho; Cesar Mori; Carlos Miguez; Ricardo Resende Coimbra: Uma Viagem pelos Trilhos da Centro-Oeste, 2009; Substituição de Linhas Férreas Antieconomicas, anos 1960; Guias Levi, 1960-1980)
     
 
     
Atualização: 02.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.