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E. F. Oeste de Minas
(1890-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARILANDIA
(antiga DESTERRO)
Município de Itapecerica, MG |
Linha do Paraopeba - km 322,767 (1960) |
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MG-3999 |
Altitude: - |
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Inauguração: 18.09.1890 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola
de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde
foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão
em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras
em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra
do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha
foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra)
e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho
S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também
se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica
em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Desterro foi inaugurada em 1890. Mais tarde passou a se
chamar Marilandia. A estação da linha da "bitolinha",
de 1890, não foi localizada. Estaria esta, na linha métrica,
que a substituiu, no mesmo local da antiga? "Muitos moradores
da cidade conhecem o local da antiga estação, portanto pedindo informações
não foi complicado chegar até lá. Fica a aproximadamente 4 km do centro,
numa área rural. O local próximo à estação é muito bonito com um laguinho,
porém existem cercas de fazendas que impedem a aproximação. Tirei
as
ACIMA: A estação fronteando o lago.
Entre eles, a linha, já sem desvios (Foto Carlos Miguez, maio
de 2008).
fotos atravessando uma pastagem sem cercas, de uns
200 m a partir da estrada de terra próxima da estação. Pode-se observar
no concreto a quilometragem e a altitude pintadas na alvenaria da
edificação: "KLM 536,754" - "ALT 708,250" - estas são as medidas
da estação nova, que é de 1966. Fica no trecho
retificado do ramal, possivelmente obra da VFCO. Existem outras 2
edificações afastadas: um alojamento e o que parece ser uma sub-estação
de eletricidade" (Carlos Miguez, maio de 2008).
(Fontes: Carlos Miguez; Márcio Rodrigues
Teixeira; Lincoln Lamounier; Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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A estação, em maio de 2008. Foto Carlos Miguez |
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Atualização:
16.11.2014
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