A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Eldorado
Carlos Prates
Belo Horizonte-RMV
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
 
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931 -1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
CARLOS PRATES
Município de Belo Horizonte, MG
Linha Belo Horizonte-Garças - km 896,563 (1960)   MG-0224
Altitude: 848 m   Inauguração: 01.07.1920
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990 passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que ficou somente para movimento dos trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carlos Prates foi inaugurada em 1920 pela E. F. Oeste de Minas.

A eletrificação da Rede Mineira de Viação terminava na estação de Carlos Prates, vinda do interior. Não chegava à estação de Belo Horizonte.

Nos anos 1970, houve a união dos trilhos da Rede Mineira de Viação com os da linha do Paraopeba, da Central do Brasil, na área urbana de Belo Horizonte.

"Dentro do programa de racionalização de seus serviços, a Superintendência Regional da RFFSA em Belo Horizonte acaba de unificar os serviços de mais duas estações, as de Carlos Prates e Calafate, passando o comando único para esta última" (Revista Refesa, 1977). Foi o fim da estação de Carlos Prates, depois demolida. Hoje existe no seu lugar o pátio de um conjunto residencial.




1924
AO LADO:
Inauguração de frigorifico (O Estado de S. Paulo, 29/6/1924).
     

A estação em 1954, curiosamente tendo a seu lado um trem da E.F. Vitória-Minas. Foto do livro E. F. Vitória-Minas 2, 2003, de J. B. Setti e Eduardo Coelho

A estação em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958

A estação de Carlos Prates, ao fundo. Foto da revista América Magazine no. 4, 1963
   
     
Atualização: 02.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.