|
|
E. F. Oeste de Minas
(1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931 -1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977) |
CARLOS
PRATES
Município de Belo Horizonte, MG |
Linha Belo Horizonte-Garças
- km 896,563 (1960) |
|
MG-0224 |
Altitude: 848 m |
|
Inauguração: 01.07.1920 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916
pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte
da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás.
Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital.
A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de
1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da
Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte
recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990
passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que
ficou somente para movimento dos trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Carlos Prates foi inaugurada em 1920 pela E. F. Oeste de
Minas.
A eletrificação da Rede Mineira de Viação
terminava na estação de Carlos Prates, vinda
do interior. Não chegava à estação de
Belo Horizonte.
Nos anos 1970, houve a união dos trilhos da Rede Mineira de
Viação com os da linha do Paraopeba, da Central
do Brasil, na área urbana de Belo Horizonte.
"Dentro do programa de racionalização de seus
serviços, a Superintendência Regional da RFFSA em Belo
Horizonte acaba de unificar os serviços de mais duas estações,
as de Carlos Prates e Calafate, passando o comando único para
esta última" (Revista Refesa, 1977). Foi o
fim da estação de Carlos Prates, depois demolida.
Hoje existe no seu lugar o pátio de um conjunto residencial.
|
1924
AO LADO: Inauguração de frigorifico (O Estado
de S. Paulo, 29/6/1924).
|
|
|
|
|
A estação em 1954, curiosamente tendo a seu lado
um trem da E.F. Vitória-Minas. Foto do livro E. F.
Vitória-Minas 2, 2003, de J. B. Setti e Eduardo Coelho |
A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958 |
A estação de Carlos Prates, ao fundo. Foto da
revista América Magazine no. 4, 1963 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.11.2017
|
|