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E. F. Oeste de Minas
(1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931 -1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BELO
HORIZONTE-RMV
Município de Belo Horizonte, MG |
Linha Belo Horizonte-Garças - km
0 |
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MG-0118 |
Altitude: 836 m |
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Inauguração: 03.10.1920 |
Uso atual: museu (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Belo
Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F.
Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F.
Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente
em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha
funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o
seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central
do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte
recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990
passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que
ficou somente para movimento dos trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Belo Horizonte, da antiga RMV, foi construída pela
E. F. Oeste de Minas antes de 1920 (data que consta nos relatórios
oficiais). A linha da EFOM ligando Belo Horizonte a
Carmo do Cajuru foi aberta em 1911, e depois prolongada até
Garças em 1916. Teria sido a estação original
inaugurada em ainda em 1911?
Em 1920, foi entregue o prédio atual, que
fica em frente à estação da Central do Brasil.
Em 1931, passou a atender a Rede Mineira de Viação.
Hoje, entre essas duas estações, ficam as plataformas
da estação central do metrô de Belo
Horizonte.
"No dia 15 de dezembro de 2005 foi inaugurado
o Museu de Artes e Ofícios, que ocupa ambas as estações (Central e
RMV), com entrada apenas pela Praça Rui Barbosa. Na Estação da Central
do Brasil, está localizado o o Pavilhão A, e na da Rede Mineira de
Viação o do Pavilhão B. A ligação entre os dois prédios da
exposição é feita por uma antiga passarela subterrânea da RFFSA, que
recebeu um novo layout por parte dos expositores. Outra passarela
subterrânea continua ativa, mas como acesso dos usuários do Metrô
às Ruas Sapucaí, Tapuias e Tabaiares, defronte ao prédio da RMV. Desta
forma, pode-se dizer que a Estação Belo Horizonte da RMV não está
mais fechada, sendo utilizada como museu, embora não se tenha acesso
à mesma pela sua frente, na Rua Sapucaí" (Rafael Asquini,
01/2006).
ACIMA: O pátio que aparece
em primeiro plano é da RMV. ver também o girador em
primeiro plano (Photo Nunes, data desconhecida).
ACIMA: Trem da RMV cruza ruas no centro de Belo Horizonte
antes da reforma das linhas da RMV e da Central do Brasil nos anos
1960 (Foto de revista desconhecida).
ACIMA: As estações de Belo Horizonte,
frente a frente, em foto provavelmente do final dos anos 1980. Em
primeiro plano, a estação da antiga RMV; ao fundo, à
direita, a estação da Central do Brasil. No meio, a
gare, com vagões de carga à mostra. Ao fundo, a Cidade
original (Autor desconhecido).
ACIMA: Distico existente ainda
hoje no frontispício da estação da RMV em Belo
Horizonte (Foto Luke em 2013).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Rafael Asquini; Flavio
Lage; Luke; Bruno N. Campos; Jorge A. Ferreira; Mucio Jansen Vaz:
Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo,
1922; Revista Illustrada, 1922) |
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A estação original da EFOM. Foto de antes de 1920.
Foto do livro "Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho
Historico-Descriptivo" de Mucio Jansen Vaz (1922), cedida
por Bruno N. Campos |
A estação em 1922. Foto da Revista Ilustrada |
A estação em
26/03/1995. Foto Flávio Lage |
A estação em 09/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
Fachada da estação, em 01/2006. Foto Rafael Asquini |
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Atualização:
03.10.2019
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