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Rede Sul-Mineira
(1911-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979) |
AIURUOCA
(antiga ANGAHY)
Município de Aiuruoca, MG |
Linha da Barra - km 165,994 (1960) |
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MG-0163 |
Altitude: 1109 m |
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Inauguração: 12.10.1911 |
Uso atual: moradia (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1911 com o nome de Angahy, para atender ao
município de Aiuruoca. Estava situada a 11 km da cidade, por estrada rodoviária (ver caixa abaixo, de 1955).
Protestos da população da cidade quanto à distância
que tinham de percorrer para tomar o trem levaram a estação
a ser incendiada e destruída, em 18/09/1913.
A Rede Sul-Mineira não alterou sua posição e
a estação permaneceu no mesmo local. Ainda com a estação
destruída, a estrada de rodagem foi construída somente
em 1922, com a intervenção do Coronel José
Justiniano. Enquanto isso, para servir de estação,
continuava ali estacionado o carro 124-D da Rede. As mercadorias da
região ficavam expostas ao tempo na estação por
falta de espaço para armazenamento, o que causava atrasos nos
despachos.
Somente no segundo semestre de 1925, a Rede autorizou a reconstrução
da estação, sendo que o Coronel ficaria responsável
pelo custo da obra. Ele depositou o dinheiro no valor de 20.000$00
(vinte mil réis) para tanto. A estação foi finalmente
reconstruída, doze anos após o incêndio.
Em 1931, a estação passa a ser parte da RMV - Rede Mineira
de Viação, criada com a fusão de diversas ferrovias
mineiras.
Em 1935, o nome da estação foi alterado para o
da cidade: Aiuruoca.
Entre 1961 e 1964, toda a linha da Barra teria sido suprimida,
voltando a operar (mas agora somente entre Soledade e Santa
Rita) em 10/9/1964, com a passagem da primeira locomotiva a diesel
pela estação (*Nota do autor do site: o Guia Levi
de setembro de 1962 mostra o trem correndo normalmente entre Soledade
e Santa Rita do Jacutinga).
Porém, em 28/12/1972, o trecho entre Soledade e Aiuruoca
foi suprimido, "para que os trabalhos da BR-267 pudessem prosseguir
sem embaraços". Nessa época, o ramal funcionava
com trens em dias alternados: Às 2as, 4as e 6as os trens faziam
o percurso Soledade-Bom Jardim (*Nota: Bom Jardim-Santa
Rita do Jacutinga havia sido suprimido em 1970), enquanto às
3as, 5as e sábados, faziam-no no sentido inverso. Somente ficou
aberto o trecho Aiuruoca-Bom Jardim.
A estação de Aiuruoca, fechada por um bom tempo,
voltou a reabrir, com a chegada de um novo agente e a reabertura dos
serviços de telégrafo. Em 2/8/1977, entretanto, o trecho
foi fechado de vez, com a passagem da locomotiva 2920, que fechou
a estação e levou o restante de material que ainda existia
ali. Em 21/9 do mesmo ano, as carretas com trilhos recolhidos e acumulados
no pátio da estação partem para Recife,
PE.
O asfaltamento da estrada de terra que ligava a cidade à rodovia
BR-267 (a estação fica do outro lado da rodovia em relação
à cidade) foi inaugurado no dia seguinte.
Em 8/8/1989, Raul Junqueira Arantes e sua filha, Nair Ribeiro
de Arantes, compraram, em concorrência pública, o
leito entre a estação de Furnas e a ponte
do Galvão, na divisa do município de Seritinga,
incluindo o prédio da estação e a casa do guarda-chaves,
à RFFSA. Em 1992, a reforma estava pronta, e em 2002, foi feita
uma restauração geral da estação. A estação
estava salva.
Lá existia uma placa, antiga, com os dizeres: Distrito de
Soledade. Km 75.969 - Altitude - 1.158.000 m. Em 2003, a estação
era uma residência, muito bem cuidada, sendo apenas alcançada
se passassemos por uma porteira próxima à rodovia. Em 2021, o prédio continuava em excelente estado.
De acordo com os Guias Levi de 1976 e 1978, ainda trafegava
entre esta estação e a de Bom Jardim de Minas,
nesta época, um trem de passageiros que foi o que sobrou da
antiga Linha da Barra. A baldeação para a linha
Barra Mansa-Goiandira, em Rutilo, ainda existia também.
(*Nota: o Guia Levi de 1978 ainda apontava como funcionando até
1979 o trecho Aiuruoca-Bom Jardim)
1889
AO LADO: Muito antes de a estação ser aberta, já se projetava a ligação dela com a parte fluminense da linha (O Estado de S. Paulo, 13/3/1927). |
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1927
AO LADO: Somente agora estava
sendo construída uma estrada decente para ligar o centro
de Aiuruoca à então ainda chamada de estação
de Angahy (O Estado de S. Paulo, 13/3/1927).
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ACIMA: Tabela de transporte de 1955 mostrava que a distância era de 11 quilômetros da estação à cidade e isto, claro, não mudou com os anos. Quem lucrava era, por exsmplo, a empresa que fazia esse transporte, por via rodoviária - CLIQUE SOBRE A TABELA PARA VÊ-LA INTEIRA (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, p. 126)
ACIMA: A estação de Aiuruoca
e o trem (anos 1960?) (Site www.ajuru.com.br).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; MMA-Ecoturismo;
O Estado de S. Paulo, 1927; Nair Ribeiro de Arantes: Levantamento
histórico feito em 2004; www.ajuru.com.br; Guias Levi, 1932-84;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, talvez anos 1950. Site www.ajuru.com.br |
A estação de Aiuruoca, em 17/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Aiuruoca, em 17/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Aiuruoca, em 17/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Aiuruoca, em 17/05/2003. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 2016. Foto MMA-Ecoturismo |
A estação em 2001, do lado em que no dístico aparece seu nome original, Angahy |
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Atualização:
20.11.2022
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