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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV - Linha da Barra
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Rutilo
Bom Jardim de Minas
Pacau
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Saída para o ramal de Bom Jardim de Minas: Arantina
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. Sapucaí (1897-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
BOM JARDIM DE MINAS
Município de Bom Jardim de Minas, MG
Linha da Barra - km 244,109 (1960)   MG-0161
Altitude: 1.070 m   Inauguração: 02.01.1897
Uso atual: demolida em 1980   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jardim (mais tarde, de Minas) foi inaugurada em 1897, como ponta de linha do trecho que estava sendo construído desde Santa Rita do Jacutinga. Era toda em pinho de riga.

Somente em 1901 a linha foi prolongada até Livramento (Liberdade), onde apenas em 1910 seria unida a Encruzilhada (Cruzília), que era até onde chegava a linha vinda de Soledade.

Mais tarde, em Bom Jardim também se encontravam a Linha da Barra e um curto ramal que unia a estação à estação de Arantina, na linha-tronco.

Até 1977, os trens de passageiros ainda circulavam pela linha, embora desde 1972, somente entre Aiuruoca e a própria Bom Jardim de Minas. Em 17/11/1980, a estação foi totalmente destruída por um incêndio.


ACIMA: Em Bom Jardim de Minas, o trem chega com muito vapor num dia, provavelmente, nos anos 1950 (Acervo Manuel Monachesi).
ACIMA: Comboio em Bom Jardim de Minas, provavelmente nos anos 1970 (cessão Carlos Magno Pimentel Loesch).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: José Agenor; Manuel Monachesi; Acervo Antoninho Guido de Paula; www.bomjardimdeminas.hpg.ig.com.br; Vasco de Castro Lima: A Estrada de Ferro Sul de Minas, 1884-1934)
     

A estação - foto sem data. Acervo Antoninho Guido de Paula, Bom Jardim de Minas, MG

Foto de 1970, de www.bomjardimdeminas.
hpg.ig.com.br

Acervos Renbato Libeck e Antoninho Guido de Paula, Bom Jardim de Minas, MG

A estação - foto sem data. Acervo Antoninho Guido de Paula, Bom Jardim de Minas, MG

A estação em 1970. Acervo José Agenor
   
     
Atualização: 18.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.