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V. F. Sapucaí
(1895-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977) |
PACAU
Município de Santa Rita de Jacutinga,
MG |
Linha da Barra - km 255,834 (1960) |
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MG-3263 |
Altitude: 1.201 m |
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Inauguração: 30.12.1895 |
Uso atual: desconhecido (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pacau foi inaugurada em 1895. Era toda em pinho de riga.
Ficava na divisa dos municípios de Bom Jardim e de Santa
Rita do Jacutinga, sem que eu saiba em qual deles a estação
efetivamente se situava. Provavelmente no último.
ACIMA: Três fotos do antigo pátio
ferroviário de Pacau, ao lado da rodovia, hoje asfaltada, que
liga Bom Jardim a Santa Rita de Jacutinga. CLIQUEM PARA VÊ-LAS
EM TAMANHO MAIOR. Não há uma conclusão exata
sobre o que seriam exatamente estas construções. Uns
acham que a construção de uma das fotos seria a estação, a julgar
pelo estilo da arquitetura da antiga linha férrea que por ali passava.
Outros, que outra das casas deve ser um antigo britador perto da pedreira
do Pacau; outro, que o conjunto seria parte do britador da ferrovia
do aço no pé da cachoeira que se vê na serra; Finalmente, outro garante
que de acordo com um morador da região de Santa Rita, estas ruinas
seriam da antiga estação do Pacau e mais À frente, sentido
Bom Jardim, estariam as ruínas das casas do agente da estação e depois
das casas de turma da via permanente (Fotos Anderson Nascimento).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi).
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(Fontes: Yazdanyar Mohammad Ali In; Gilson _; Marco
Anthonio Silva; Anderson Nascimento; Hugo Caramuru; Wellington Galdino;
Valdemir Ribeiro de Almeida; João Marcos; Tharles E Nélia Ribeiro
Alves; Guia Geraç das Estradas de Ferro do Brasil) |
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A estação, provavelmente anos 1970. Foto Gilson |
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Atualização:
14.01.2019
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