A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV - Linha da Barra
...
Bom Jardim de Minas
Pacau
Joaquim Matoso
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
V. F. Sapucaí (1895-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
PACAU
Município de Santa Rita de Jacutinga, MG
Linha da Barra - km 255,834 (1960)   MG-3263
Altitude: 1.201 m   Inauguração: 30.12.1895
Uso atual: desconhecido (2015)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pacau foi inaugurada em 1895. Era toda em pinho de riga.

Ficava na divisa dos municípios de Bom Jardim e de Santa Rita do Jacutinga, sem que eu saiba em qual deles a estação efetivamente se situava. Provavelmente no último.


ACIMA: Três fotos do antigo pátio ferroviário de Pacau, ao lado da rodovia, hoje asfaltada, que liga Bom Jardim a Santa Rita de Jacutinga. CLIQUEM PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR. Não há uma conclusão exata sobre o que seriam exatamente estas construções. Uns acham que a construção de uma das fotos seria a estação, a julgar pelo estilo da arquitetura da antiga linha férrea que por ali passava. Outros, que outra das casas deve ser um antigo britador perto da pedreira do Pacau; outro, que o conjunto seria parte do britador da ferrovia do aço no pé da cachoeira que se vê na serra; Finalmente, outro garante que de acordo com um morador da região de Santa Rita, estas ruinas seriam da antiga estação do Pacau e mais À frente, sentido Bom Jardim, estariam as ruínas das casas do agente da estação e depois das casas de turma da via permanente (Fotos Anderson Nascimento).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).

(Fontes: Yazdanyar Mohammad Ali In; Gilson _; Marco Anthonio Silva; Anderson Nascimento; Hugo Caramuru; Wellington Galdino; Valdemir Ribeiro de Almeida; João Marcos; Tharles E Nélia Ribeiro Alves; Guia Geraç das Estradas de Ferro do Brasil)

     

A estação, provavelmente anos 1970. Foto Gilson
   
     
Atualização: 14.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.