|
|
V. F. Sapucaí
(1903-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1979) |
CARVALHOS
Município de Guapiava, MG (1911?-1948)
Município de Carvalhos, MG (1948-) |
Linha da Barra - km 198,994 (1960) |
|
MG-0160 |
Altitude: 1.053 m |
|
Inauguração: 12.08.1903 |
Uso atual: delegacia de polícia (2008) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891.
Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre
Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram
construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio
Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela
Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para
chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Carvalhos foi inaugurada em 1903 e era originalmente um
vagão adaptado como estação. Foi ponta de linha
do trecho que vinha de Barra do Piraí até 1910,
quando finalmente foi aberto o trecho unindo esta estação
e Encruzilhada (Cruzília), complementando a linha
da Barra.
A estação de alvenaria foi construída alguns
anos mais tarde.
O último trem de passageiros teria corrido no dia 30 de julho
de 1977 (*Nota: o Guia Levi de 1978 ainda aponta como funcionando
até 1979 o trecho Aiuruoca-Bom Jardim).
O prédio da estação em 2008 funcionava como delegacia
de polícia e sede da APAE. Em 2015 ainda estava em pé e bem conservada.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ludvick Villela Amaral; Ronan P. Amaral;
Carlos R. Almeida; Áurea Novaes e Cunha; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79) |
|
|
|
A estação, provavelmente anos 1930. Acervo José Geraldo Botelho Vilella
|
A estação, provavelmente anos 1930. Acervo José Geraldo Botelho Vilella |
A estação, anos 1940. Acervo José Geraldo Botelho Vilella |
A estação em 12/2/1993. Foto Carlos R. Almeida |
Placa na estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan
P. Amaral |
Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral |
Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral |
Estação de Carvalhos, 2002. Foto Ronan P. Amaral |
A estação e a caixa d'água, em maio de
2008. Foto Áurea Novaes e Cunha |
A estação de Carvalhos em 17/10/2015. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.11.2022
|
|