|
|
Rede Mineira de
Viação (1948-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977) |
SILVIANO
BRANDÃO
Município de Liberdade, MG |
Linha da Barra - km 211,394 (1960) |
|
MG-3262 |
Altitude: 1.260 m |
|
Inauguração: 15.06.1948 |
Uso atual: fechada (2017) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Silviano Brandão foi inaugurada em 1948.
A estação de Jacutinga, na linha do Sapucaí,
teve também o nome de Silviano Brandão por algum
tempo, durante os anos 1910. Depois o nome daquela estação
voltou a ser Jacutinga, enquanto esta estação
da Linha da Barra, bem distante daquela e aberta em 1948, adotou
esse nome.
Em 2002, funcionava como escola primária. Estava de pé
ainda em 2017, razoavelmente cuidada, servindo talvez de moradia para
alguém.
ACIMA: A estação ao fundo,
o matagal em volta e o antigo leito. Por onde passavem trens a vapor
e a diesel passam hoje velhos fusquinhas (Foto Aurea Moraes e Cunha
em maio de 2008).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Marcio Onofre Carvalho; Gutierrez L.
Coelho; Aurea Moraes e Cunha; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em maio de 2008. Foto Aurea Moraes e
Cunha |
A estação em maio de 2008. Foto Aurea Moraes e
Cunha |
A estação em maio de 2008. Foto Aurea Moraes e
Cunha |
A estação em fevereiro de 2013. Foto Gutierrez
Llamas Coelho |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.07.2019
|
|