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V. F. Sapucaí
(1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1970) |
IMBUZEIRO
Município de Santa Rita do Jacutinga,
MG |
Linha da Barra - km 274,374 (1960) |
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MG-2593 |
Altitude: 802 m |
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Inauguração: 15.01.1893 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto
pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou.
Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três,
no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E.
F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana,
depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram
da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano,
então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa
de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até
1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha
no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e
Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita;
até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Imbuzeiro foi inaugurada em 1893. Atendia, entre outras,
à fazenda Várzea do Sobrado.
"Vargem do Sobrado é a denominação de
localidade situada na planície da confluência do córrego
do Coelho, com o rio Jacutinga. Há, nela, terrenos férteis
para a pecuária, apropriados á cultura do milho e uma
parte alagadiça, com plantas nativas: angelica silvestre, banana
do brejo, taboa, etc., área que, para o plantio de arroz, necessita
de drenagem e preparação adequada. Da Vargem do Sobrado,
olhando-se na direção sudeste, avistam-se ao longe,
em primeiro plano, os sinais do antigo traçado inclinado da
linha da extinta Rede Mineira de Viação. Sua pequena
estação ainda se encontra lá erguida, com o deslocado
nome de Imbuzeiro, mais adequado á localidade do nordeste.
Por essa estrada, outrora com intenso movimento, passavam, diariamente,
dois trens de passageiros e várias composições
de carga, com dormentes para reposições ou lenha, muita
lenha, caprichosamente, empilhadas em pranchas.
O vapor das locomotivas era obtido pela queima da lenha. O percurso
consistia, (...) até 1967, da ligação entre Soledade
(MG) e Barra do Piraí (RJ). Os trens de passageiros, extremamente
limpos, sem o carvão da Central do Brasil, eram compostos de
vagões de carga, por onde descia o leite para as duas cooperativas
de laticínios de Santa Rita, um vagão dividido ao meio,
com o chefe do trem e a outra metade para os correios e o funcionário
responsável. O vagão de passageiros, também,
era composto de bancos de madeira, 2a classe e a outra, com poltrona
estofadas com um muito especial forro de palhinhas amarelas. Havia
o "trem de cima" e o "trem de baixo", dependendo
de sua procedência. Houve época em que corria uma composição
de luxo, trem noturno que, pelos seus usuários, recebeu o nome
de "almofadinha."
(...) O topônimo Vargem do Sobrado tem sua origem em um sobrado,
que lá existiu. (...) O sobrado, como já foi registrado,
não mais existe. Ruiu sua construção forte, em
peças de madeira de lei, mais frágil, em suas paredes
de "pau-a-pique"- um trançado de ripas de palmeira
massa obtida de mistura de terra e água. No telhado, usaram
telhas coloniais, em forma de grandes bicas. A denominação
da vargem continua, apesar de tombado o sobrado. (...) sr. Álvaro
era o chefe da estação de Imbuzeiro (...) Havia uma
linha telefônica, na Vargem do Sobrado, no transcurso das décadas
de 20 a 40.
Ligava a estação da estrada de ferro RMV à fazenda
de Luís Monteiro Ventura, fazenda do Socorro, Estância
Jacutinga e a Fazenda dos Moinhos, onde residia um colono dos irmãos
Antônio e Geraldo Mendonça. (...) Da estação
do RMV avistava-se, muito bem, a estrada que ligava a fazenda do Socorro
à Vargem do Sobrado. No decorrer da Revolução
de 1930, Santa Rita foi considerada local estratégico devida
à proximidade de fronteiras estaduais. Em vista disso, nossa
vila foi, prontamente, invadida por forças fiéis ao
presidente Washington Luis, representadas por soldados da polícia
do Estado do Rio. Os invasores se aproximaram de poucas autoridades
da vila, apossaram-se de trens de ferro e, uma parte ficou sediada
em Imbuzeiro.
Diariamente, a composição subia até à
antiga estação de Residência, á procura
de soldados ou civis rebeldes. Enquanto isso, não deixavam
de cobrir, com a mira de uma metralhadora, a estrada, que se avistava
abaixo. Era a estrada que ligava a fazenda do Socorro à Vargem
do Sobrado e, conseqüentemente, à vila de Santa Rita.
Do alto, atiravam nos raros cavaleiros, que se dispunham a correr
o risco. Felizmente, a polícia não oferecia bom treinamento,
os soldados não possuíam boa mira, a metralhadora era
antiquada, a intenção era somente assustar, manter um
certo grau de intranqüilidade...
O fato é que jamais alguém foi atingido. (...) A facilidade
de comunicação de trens, em Barra do Piraí, fazia
com que a esparsa população da Vargem do sobrado fosse
assinante de jornais do Rio de Janeiro. Assim sendo, diariamente três
ou mais fazendeiros recebiam, no dia, sem falha, o órgão
dos Diários Associados, o Jornal. Era levado, da estação
aos seus assinantes, pelo menino leiteiro, isto é aquele que
tangia os burros com as latas de leite"
(A Vargem do Sobrado, Célia Mendonça da Fonseca,
do site http://www.hottopos.com/videtur8/sobrado.htm).
Fechou com a linha, nos anos 1960.
Informações colhiidas em Santa Rita do Jacutinga
em 2012 dão conta que a estação teria sido demolida
já há muitos anos.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
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Ruínas da estação, provavelmente anos 1990.
Foto Saturnino |
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Atualização:
20.10.2017
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