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V. F. Sapucaí
(1893-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1970) |
SANTA RITA DO JACUTINGA - RMV
Município de Santa Rita do Jacutinga,
MG |
Linha da Barra - km 286,804 (1960) |
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MG-4537 |
Altitude: 540 m |
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Inauguração: 15.01.1893 |
Uso atual: confecção (RMV)
estação rodoviária (EFCB) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 (da EFCB) |
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HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto
pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou.
Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três,
no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E.
F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana,
depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram
da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano,
então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa
de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até
1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha
no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e
Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita;
até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: Em Santa Rita
do Jacutinga, até os anos 1940 apenas Santa Rita,
havia, pelo menos a partir de 1924, e até a desativação das linhas em 1970,
duas estações: a mais antiga e mais simples,
inaugurada em 1893, era da Linha da Barra, da Rede
Mineira de Viação; a mais nova - de 1918, justamente
- da Linha Auxiliar (Rede de Viação Fluminense)
- da EFCB.
Na verdade, o prédio atual da antiga Central foi inaugurado em maio de 1924 por Carvalho Araújo,
diretor da ferrovia. Haveria outro antes ou a Central estava
utilizando as instalações da Sul-Mineira (ainda
não era RMV) na época?
Os dois prédios,
que distam cerca de 50 metros um do outro, ainda existem por
ali.
Município criado em 1943, Santa Rita do Jacutinga, que tinha duas linhas férreas, hoje
não tem mais nenhuma, e os dois acessos rodoviários para
ela permaneceram sem pavimentação até por volta
de 2008. Hoje é possível chegar por asfalto a ela vindo
de Minas.
Após a cidade, os 6 km que a ligam com o Estado do
Rio, cruzando o rio Preto, seguem sendo em terraem 2022 (Veja também SANTA
RITA DO JACUTINGA - EFCB).
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1962
AO LADO: Reportagem cita a revolta da população
que crescia desde a retirada dos trilhos da RMV que levavam
a Barra Mansa, fato que ocorrera em 1961. Agora, a cidade
só podia ser atingida por trem desde Soledade, na linha
Cruzeiro-Varginha, ou dando a volta por Vassouras e Valença,
embarcando na outra estação a 100 metros da
da RMV, da Central do Brasil. Dois dias depois, outra reportagem
no mesmo jornal denunciava a ameaça de destruição
da estação caso o trem não voltasse (Folha
de S. Paulo, 1/3/1962). |
ACIMA e ABAIXO: Duas fotografias atuais (novembro de 2010) da ponte
ferroviária sobre o rio Preto, que divide o Rio de Janeiro
de Minas Gerais (Fotos Eliane Batagni).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eliane
Batagni; Marco Antonio Silvestre; Ronan P. Amaral; Jorge A. Ferreira; acervo Museu Ferroviário de Valença; Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Folha de S. Paulo,
1962; Brazil Ferrocarril nro. 349, 5/6/1924, p. 638) |
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Estação da RMV, em 2002, uma confecção.
Foto Ronan P. Amaral |
Estação da RMV, em 2002. Foto Ronan P. Amaral
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A estação da RMV em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
22.11.2022
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