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E. F. Santa Isabel
do Rio Preto (1881-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
IPIABAS
(antiga PANDIÁ CALOGERAS)
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha da Barra - km 350,264 (1960) |
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RJ-0152 |
Altitude: 685 m |
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Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: em reforma (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1881 |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ipiabas foi inaugurada em 1881, segundo Cyro Deocleciano
Ribeiro Junior, pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto. Em 1889,
a ferrovia e a estação foram compradas pela E. F. Sapucaí.
Nos anos 1920, seu nome foi alterado por curto espaço de tempo
para Pandiá Calógeras, retomando então
o nome original.
Segundo Paulo Parrilha (2016), o prédio da estação
era mais longo, tendo sofrido, provavelmente depois da desativação,
uma diminuição em seu tamanho.
A estação, desativada com a linha em 1961, teve problemas
com isso: "o distrito de Ipiabas, o mais adiantado do município,
será prejudicado, pois ficará sem condução.
A única estrada de rodagem que possui está em lamentável
estado e sem possibilidades de trânsito em dias de chuva"
(Última Hora, de 23/8/1961).
"Com um pouco de
esforço (e uma boa lupa) dá pra ver que o topônimo
Ipiabas foi pintado em cima de Pandiá Calógeras (vide
seu resumo histórico no site). Na foto da porta, engalanada
para o natal, a data de inauguração da estação,
1881" (Gutierrez L. Coelho, 01/2005).
Em 2008 estava
sendo utilizado como sede da Polícia Militar. Em 2017 já
estava abandonada e com riscos de desabar.
Em julho de 2022
estava sendo reformada, segundo Felipe Medeiros. Um carro do Trem de Prata estava exposto na estação em trlihos de bitola larga, diferente dos que passavam pela estação.
ACIMA: A estação de Ipiabas
em 1951 (Autor desconhecido - Cessão Paulo Parrilha).
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB e da RMV (A estação de Ipiabas está ao norte do municipio e citada erroneamente como sendo na linha da EFCB. A linha ali pertencia à RMV) nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
ACIMA: Casas de turma da antiga ferrovia, Rede Mineira de Viação,
situadas atrás da estação de Ipiabas em relação
à rodovia, ex-leito da ferrovia (Fotos Ana Maria Giesbrecht,
22/11/2008)
.ACIMA: Estação de Ipiabas sendo reformada e carro do antigo Trem de Prata (que é de bitola larga, bitola diferente da que existia na Linha da Barra) que foi cedido para ser exposto na velkha e desativada estação). (Foto de Felipe Medeiros em 09/07/2022).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1881 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria
L. Giesbrecht; Paulo Parrilha; Carlos Latuff; Eliezer Magliano; Gutierrez
L. Coelho; Última Hora, 1961; Cyro Deocleciano Ribeiro Junior;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Ipiabas, em 2000. Autor desconhecido |
A antiga plataforma da estação, em 2003. Foto
Carlos Latuff |
A estação em 2004. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 2004. Foto Eliezer Magliano |
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Ao lado e acima, a estação enfeitada para o Natal
de 2004. Reparar sobre a porta a data: 1881. Fotos Gutierrez
L. Coelho em 27/10/2004. |
A estação em 22/11/2008. Foto Ana Maria Linhares
Giesbrecht |
A estação em 10/12/2015. Foto Paulo Parrilha |
A estação com escoras em 21/5/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
28.11.2022
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