A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Desvio Gomes
Ipiabas
Prosperidade
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
E. F. Santa Isabel do Rio Preto (1881-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961)
IPIABAS
(antiga PANDIÁ CALOGERAS)
Município de Barra do Piraí, RJ
Linha da Barra - km 350,264 (1960)   RJ-0152
Altitude: 685 m   Inauguração: 20.10.1881
Uso atual: em reforma (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1881
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ipiabas foi inaugurada em 1881, segundo Cyro Deocleciano Ribeiro Junior, pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto. Em 1889, a ferrovia e a estação foram compradas pela E. F. Sapucaí. Nos anos 1920, seu nome foi alterado por curto espaço de tempo para Pandiá Calógeras, retomando então o nome original.

Segundo Paulo Parrilha (2016), o prédio da estação era mais longo, tendo sofrido, provavelmente depois da desativação, uma diminuição em seu tamanho.

A estação, desativada com a linha em 1961, teve problemas com isso: "o distrito de Ipiabas, o mais adiantado do município, será prejudicado, pois ficará sem condução. A única estrada de rodagem que possui está em lamentável estado e sem possibilidades de trânsito em dias de chuva" (Última Hora, de 23/8/1961).

"Com um pouco de esforço (e uma boa lupa) dá pra ver que o topônimo Ipiabas foi pintado em cima de Pandiá Calógeras (vide seu resumo histórico no site). Na foto da porta, engalanada para o natal, a data de inauguração da estação, 1881" (Gutierrez L. Coelho, 01/2005).

Em 2008 estava sendo utilizado como sede da Polícia Militar. Em 2017 já estava abandonada e com riscos de desabar.

Em julho de 2022 estava sendo reformada, segundo Felipe Medeiros. Um carro do Trem de Prata estava exposto na estação em trlihos de bitola larga, diferente dos que passavam pela estação.


ACIMA: A estação de Ipiabas em 1951 (Autor desconhecido - Cessão Paulo Parrilha).
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB e da RMV (A estação de Ipiabas está ao norte do municipio e citada erroneamente como sendo na linha da EFCB. A linha ali pertencia à RMV) nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).

ACIMA: Casas de turma da antiga ferrovia, Rede Mineira de Viação, situadas atrás da estação de Ipiabas em relação à rodovia, ex-leito da ferrovia (Fotos Ana Maria Giesbrecht, 22/11/2008)
.ACIMA: Estação de Ipiabas sendo reformada e carro do antigo Trem de Prata (que é de bitola larga, bitola diferente da que existia na Linha da Barra) que foi cedido para ser exposto na velkha e desativada estação). (Foto de Felipe Medeiros em 09/07/2022).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1881 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria L. Giesbrecht; Paulo Parrilha; Carlos Latuff; Eliezer Magliano; Gutierrez L. Coelho; Última Hora, 1961; Cyro Deocleciano Ribeiro Junior; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Ipiabas, em 2000. Autor desconhecido

A antiga plataforma da estação, em 2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 2004. Foto Eliezer Magliano

A estação em 2004. Foto Eliezer Magliano

Ao lado e acima, a estação enfeitada para o Natal de 2004. Reparar sobre a porta a data: 1881. Fotos Gutierrez L. Coelho em 27/10/2004.

A estação em 22/11/2008. Foto Ana Maria Linhares Giesbrecht

A estação em 10/12/2015. Foto Paulo Parrilha

A estação com escoras em 21/5/2016. Foto Fernando Marietan
     
Atualização: 28.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.