|
|
Rede Sul-Mineira
(1929-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
PROSPERIDADE
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha da Barra - km 358,108 (1960) |
|
RJ-3265 |
Alitude: 551 m |
|
Inauguração: 01.08.1929 |
Uso atual: moradia (2006) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Prosperidade foi inaugurada em 1929.
A estação era uma estação de 5a classe,
de acordo com os critérios da RMV.
Foi durante muito tempo, depois de desativada em 1961, uma escola
municipal, de nome Agnelo Rossi.
Em 2006 estava meio abandonada e um senhor de nome Jesus morava
no local. A fazenda do mesmo nome também ainda existia e era
ponto de atração turística, assim como era comum existirem ali bonitas
fazendas, com sua arquitetura preservada da época áurea do café e
que se transformaram, algumas delas, em hotéis-fazendas.
ACIMA: Descarrilamento próximo à
estação de Prosperidade, em 1935 (Acervo Celeste Coelho
Palha de Castro).
ACIMA: Estações do município de Barra do Piraí com as linhas da EFCB e da RMV (A estação de Prosperidade está ao norte do municipio e citada erroneamente como sendo na linha da EFCB. A linha ali pertencia à RMV) nos anos 1950- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Flávio Farias
de Araújo; Jorge Iório; Celeste Coelho Palha de Castro;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 16/10/2006. Foto Flávio Farias
de Araújo |
A estação em 16/10/2006. Foto Flávio Farias
de Araújo |
A estação em 16/10/2006. Foto Flávio Farias
de Araújo |
A estação em 16/10/2006. Foto Flávio Farias
de Araújo |
A estação em 16/10/2006. Foto Flávio Farias
de Araújo |
|
|
|
|
|
Atualização:
28.11.2022
|
|