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E. F. Santa Isabel
do Rio Preto (1881-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
PAULO
DE ALMEIDA
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha da Barra - km 339,627 (1960) |
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RJ-3264 |
Altitude: 654 m |
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Inauguração: 20.10.1881 |
Uso atual: moradia (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paulo de Almeida foi inaugurada em 1881. Segundo Jorge
Alves Fernandes Jr., a estação foi construída nas terras do fazendeiro
Francisco Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, nascido
em 10/01/1826, em Santa Fé, Chiador, então município
de Mar de Espanha, MG e falecido em 09/02/1901, no Rio de
Janeiro. Foi ele o único negro a receber o título de barão,
concedido em 1887, um ano antes da Abolição.
A estação foi desativada em 1961.
"A estação fica a mais de 1 km do asfalto e o acesso só foi
possível a pé. Quando lá cheguei, desabou uma forte chuva, o que não
permitiu boas fotos. A estação, agora transformada em residência,
não tinha nenhum morador no momento, o que me impediu de me aproximar,
já que a porteira estava fechada. Pretendia conversar com eles para
tentar obter maiores informações. Em compensação, os cães de guarda
resolveram "conversar" comigo e tive que me retirar às pressas. Fica
o registro. Próximo a Conservatória, em local de difícil acesso, a
estação Paulo de Almeida virou residência. Hoje, já não tem mais o
telhado original que avançava sobre a plataforma, como nas tradicionais
construções ferroviárias. Da caixa d`água, outrora utilizada para
abastecer as locomotivas a vapor, só sobrou a base. Vendo-se a antiga
estação, percebe-se uma parte da história ferroviária indo embora.
Paulo de Almeida, o Barão de Guaraciaba, se vivo fosse, ficaria envergonhado
com a "homenagem" que lhe foi concedida quando cedeu parte de suas
terras da Fazenda Veneza para a passagem da ferrovia" (Jorge
A. Ferreira, 9/1/2011).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Flávio Farias de Araújo,
10/2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A antiga estação em 2011. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
17.08.2020
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