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E. F. Santa Isabel
do Rio Preto (1883-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1961) |
CONSERVATÓRIA
Município de Valença, RJ |
Linha da Barra - km 331,607 (1960) |
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RJ-0153 |
Altitude: 518 m |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: estação rodoviária
e posto policial (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: Na terra
da seresta, a estação da vila de Conservatória,
aberta em 1883 segundo Cyro Deocleciano Ribeiro Junior, pela
E. F. Santa Isabel do Rio Preto e em 1889, a ferrovia e a estação
foram compradas pela E. F. Sapucaí.
Foi desativada em 1961, mas continuava até 2017 no meio da
praça por onde passavam os trilhos no meio da cidade. Em 2011
era a rodoviária do bairro, além de abrigar o posto
policial.
ACIMA: Havia um girador de locomotivas no
final do pátio de Conservatória. A fotografia é
provavelmente dos anos 1950 (Acervo Celeste Coelho Palha de Castro).
ACIMA: Estação em atividade,
provavelmente anos 1950 (Acervo Celeste Coelho Palha
de Castro).
ACIMA: Locomotiva a vapor 206 da antiga Rede Mineira
de Viação posa ao lado da estação
e surpreendentemente em bom estado de conservação.
AO LADO: Belíssima fonte de água em bronze,
colocada entre a estação e a locomotiva a vapor
(Fotos Ana Maria Linhares Giesbrecht, 22/11/2008).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1883 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ana Maria L. Giesbrecht; Thais Kroff; Fernando F. L. Piva de Albuquerque
Schmidt; Celeste Coelho Palha de Castro; Arquivo Friles; Frederico
Guilherme Derschum; Cyro Deocleciano Ribeiro Junior; Jorge Alves Ferreira) |
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A estação ainda em atividade. Arquivo Friles |
Estação de Conservatória, em 2001. Cartão
postal |
Estação de Conservatória, em 2001. Cartão
postal |
Estação de Conservatória, em 2001. Foto
Jorge Alves Ferreir |
A estação em 12/2006. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 22/11/2008. Foto Ana Maria Giesbrecht |
A estação em 11/2015. Foto Thais Kroff |
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Atualização:
03.06.2020
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