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VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
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RMV - Linha da Barra
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Passa-Três
São Sebastião
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Pirahyense (1883-1885)
E. F. Santana (1885-?)
SÃO SEBASTIÃO
Município de Rio Claro, RJ
Linha da Barra - km 46   RJ-3398
Altitude: -   Inauguração: 27.12.1883
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião teria sido inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense, como estação terminal da ferrovia.

Aliás, há uma dúvida sobre isto: o livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr., de 1886, cita que a Pirahyense pediu autorização para abrir o trecho de 5 km entre as estações de Passa-Três e a de São Sebastião em 23 de setembro de 1883; tal pedido foi deferido em 8 de outubro, e em 27 de dezembro o trecho foi aberto ao tráfego.

Um mapa sem data, mas quase que certamente do século XIX, mostra a linha da Pirahyense até São Francisco. O Guia Levi de 1932, o mais antigo a que tive acesso, mostra a ferrovia terminando mesmo em Passa-Três. Quanto tempo teria durado o trecho em funcionamento? O que aconteceu com essa estação de São Francisco? Quando teria sido desativada?

Em 1889, a ferrovia foi comprada pela E. F. Sapucaí. Tornou-se o ramal de Passa-Três, que chegou a ser considerado parte da linha da Barra.

Em 1883, a quilometragem da estação era 38,700, contra 33,000 da de Passa-Três. Mais tarde, a quilometragem de Passa-Três mudou por causa da união da ferrovia entre Santana da Barra e Barra do Piraí, quando da compra pela Sapucaí. De acordo com informações de Aloysio Clemente Breves, em 2007, a estação ficava nas mesmas terras onde também estava a estação de Bela Vista, pertencentes a Joaquim Breves (ver caixa abaixo, de 20/7/1883).


ACIMA: Artigo de 1883 fala da construção da ferrovia, mas não cita São Sebastião (A Provincia de S. Paulo, 20/07/1883,
ACIMA: Mapa do final do século XIX mostrando agenvias postais e ferrovias da época. Notar a linha da Pirahyense que mostra como terminal a pouco conhecids estação de São Sebastião (à direita do mapa, parte central) (Cessão Paulo Novaes).

(Fontes: Aloysio Clemente Breves; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
   
     
Atualização: 24.07.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.