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VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
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RMV - Linha da Barra
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Bela Vista
Passa-Três
São Sebastião
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Pirahyense (1883-1885)
E. F. Santana (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1942)
PASSA-TRÊS
Município de Rio Claro, RJ
Linha da Barra - km 41 (1932)   RJ-0621
Altitude: -   Inauguração: 08.06.1883
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Passa-Três foi inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense, como estação terminal da ferrovia. Aliás, há uma dúvida sobre isso: o livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr., de 1886, afirma que a Pirahyense pediu autorização para abrir o trecho de 5 km entre as estações de Passa-Três e a de São Sebastião em 23 de setembro de 1883; tal pedido foi deferido em 8 de outubro, e em 27 de dezembro o trecho foi aberto ao tráfego. Qual teria sido esta estação de São Sebastião? Não a vi em nenhuma outra literatura.

Em 1956, o distrito de Passa-Três, ainda então pertencente ao município de Rio Claro, possuía 3.405 habitantes.

O Guia Levi de 1932, o mais antigo a que tive acesso, mostra a ferrovia terminando mesmo em Passa-Três. Quanto tempo teria durado o trecho em funcionamento? Em 1885, a ferrovia e a estação passaram para a E. F. Santana, e, em 1889, ambas foram compradas pela E. F. Sapucaí. Tornaram-se o ramal de Passa-Três, que chegou a ser considerado parte da linha da Barra.

Os trens que percorriam o trecho entre
Barra do Piraí e Passa-Três eram composições diferentes, ou seja, havia uma espera de cerca de uma hora em Barra do Piraí para se mudar do trem que vinha de Soledade para se continuar viagem em outro trem até Piraí e Passa-Três.

No início dos anos 1940, a estação e o trecho de Barra do Piraí a Passa Três foram fechados pela RMV. A linha foi arrancada em 1944, segundo o relatório da RMV para esse ano.

O bairro, pertencente a Rio Claro, era muito pequeno em 2006 - praticamente um povoado, com meia dúzia de ruas. O destino foi cruel com o vilarejo: alguns anos depois de perder a linha, a estrada velha Rio-São Paulo, que passava por ele, foi substituída pela rodovia Presidente Dutra, no início dos anos 1950, que passaria a alguns quilômetros dali.


1931 - ACIMA: Estudo para a ligação de Passa-Três a Rio Claro. Nunca foi feita, mas abreviaria a distância Barra do Piraí-Angra dos Reis em mais de 100 quilômetros (O Estado de S. Paulo, 28/1/1931).
Uma pequena nota publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 30/1/1943 informava que "a Central foi cientificada de que já se acha restabelecido o tráfego da Rede Mineira de Viação entre as estações de Barra do Piraí e Passa-Três". Curioso. Primeiro, porque era a Central, e não a RMV, que informava. Segundo, porque terá sido o ramal - já desativado - reativado no início de 1943 para logo em seguida ser desativado de vez?

ACIMA: A sede do distrito de Passa-Três, em 2017. Não existem mais ali resquícios da ferrovia (Foto Facebook-RJ, 2017).

(Fontes: R. M. Giesbrecht, pesquisa local, 2006; Aloysio Clemente Breves; José Maria C. Lemos; Prefeitura de Piraí; O Estado de S. Paulo, 30/1/1943; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; RMV: relatório oficial, 1944; Facebook, página Passa-Três-RJ; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 1930. Acervo do Arquivo Histórico de Piraí, RJ

A estação, provavelmente nos anos
1940, logo após a retirada dos trilhos. Cessão Bruno Tavares

A estação, provavelmente nos anos 1940, logo após a retirada dos trilhos. Cessão Bruno Tavares

Na praça na foto acima, , o local onde estão as duas árvores mais baixas teria sido onde ficava a antiga estação terminal de Passa-Três. A rua em frente, no centro da fotografia, era o leito da linha seguindo para Piraí. Foto Ralph M. Giesbrecht em 2006

   
     
Atualização: 09.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.