A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Daniel de Carvalho
Bom Despacho
Artur Bernardes
...

IBGE - 1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
BOM DESPACHO
Município de Bom Despacho, MG
Ramal de Paracatu - km 966,065 (1960)   MG-1054
Altitude: 703 m   Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: museu (nova) e Camara Municipal (antiga) em 2021   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa, na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Bom Despacho foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1921.

Nota do autor deste site: até essa inauguração (em 1921), a cidade parecia ser atendida à distância pela E. F. Oeste de Minas, numa estação próxima. As duas linhas eram bastante próximas na região de Bom Despacho: é interessante ler no caixa abaixo, de 1917, quatro anos antes, reclamações do serviço de pessoas da cidade de Bom Despacho, que, conforme se percebe, ainda não tinha a sua estação da E. F. Paracatu. - episódio a ser confirmado por este autor.

Em 1968, com a erradicação definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, a estação passou a ser a ponta da linha.

Havia na cidade uma siderúrgica que justificava o tráfego de cargueiros de minério até ela. Porém, essa situação não durou muito e os trens acabaram, com o minério passando a seguir por caminhões.

Com uma variante construída já pela RFFSA, a estação mais velha (a de 1921) foi desativada e uma nova foi construída na variante. Também existe até hoje.

"A loco 325 é uma Baldwin Pacific, de 1911 (infelizmente a placa do fabricante foi roubada), originada da RMV e reformada (embora esta reforma não tenha sido completada 100%) nas oficinas de Divinópolis. Há um pequeno acervo numa das salas da estação, alem da loco e de outras peças, inclusive um trole. Não se trata propriamente de um museu, pois nada está organizado. Contudo, o nosso prezado Manoel Wernek, um "faz tudo" aposentado da rede, inclusive tendo sido maquinista, é um lutador e está lá fazendo de tudo para conservar o pequeno patrimônio histórico da ferrovia em Bom Despacho. Excelente companheiro para expedições ferroviárias, conhece tudo da região e da história da EFP" (Gutierrez L. Coelho, 11/2003). "A estação mais antiga abriga um pequeno museu mantido por ex-ferroviários - velhos e saudosos homens do tempo da maria-fumaça. O prédio está em mau estado, e a locomotiva, pior ainda. Dá pena ver aquela máquina apodrecendo no tempo. Daria um excelente trem de turismo na região. Queira Deus que algum dia a comunidade e os políticos da região criem um projeto para ela" (Pedro Paulo Rezende, 2006).

Nas fotos, parece que é a mais nova estação da cidade que que abriga o museu - pois é ela quem tem a locomotiva. A mais antiga abriga a Câmara Municipal, como está em sua fachada.

1917
AO LADO:
A reportagem fala mal de uma ferrovia que, segundo outras fontes, teris sido aberta ao tráfego somente em 1921, quatro anos ddepois disso. Provavelmente o acesso para a cidade fosse ruim quanto ao transporte que ligava a estação mais próxima à cidade (O Estado de S. Paulo, 8/1/1917).
1921
AO LADO:
A estação e o tráfego somente seriam inaugurados em outubro desse ano (O Estado de S. Paulo, 8/6/1921).
1921
AO LADO:
Os trilhos chegam à futura estação (O Estado de S. Paulo, 4/6/1921).
1924
AO LADO:
A cidade de Bom Despacho somente ganharia luz elétrica depois de 1924 (O Estado de S. Paulo, 5/5/1924).

ACIMA: Estação de Bom Despacho, provavelmente início dos anos 1930 (Autor desconhecido).

ACIMA: Cidade e estação com trem de passageiros na plataforma, talvez anos 1940 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação mais nova, construída provavelmente nos anos 1960, sem que fosse derrubada a estação antiga, abriga hoje um museu, com uma locomotiva à sua frente (Foto Italo de Azeredo Coutinho, em 2008).

(Fontes: Wanderley Duck; Marcio A. Vasconcellos; Pedro Paulo Rezende, 2004; Italo de Azeredo Coutinho, 2008; O Estado de S. Paulo, 1917, 1921e 1924)
     

A estação original, já demolida, em foto sem data. Acervo Wanderley Duck

A segunda estação, provavelmente anos 1950. Foto cedida pela EFBrasil

A estação nova de Bom Despacho, sem data. Acervo Wanderley Duck

A segunda estação, hoje museu, em 2003. Foto Marcio A. Vasconcellos

A estação nova em 2005. Foto Pedro Paulo Rezende

A estação nova em 2008. Foto Italo de Azeredo Coutinho

A segunda estação em 2008. É sede da Camara Municipal. Foto Italo de Azeredo Coutinho
   
     
Atualização: 20.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.