|
|
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994) |
BOM
DESPACHO
Município de Bom Despacho, MG |
Ramal de Paracatu - km 966,065
(1960) |
|
MG-1054 |
Altitude: 703 m |
|
Inauguração: 31.10.1921 |
Uso atual: museu (nova) e Camara Municipal
(antiga) em 2021 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa,
na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana
e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se
com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a
Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada
à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar
ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou
à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho
Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Despacho foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1921.
Nota do autor deste site: até essa inauguração (em 1921), a cidade parecia ser atendida à distância pela E. F. Oeste de Minas, numa estação próxima. As duas linhas eram bastante próximas na região de Bom Despacho: é interessante ler no caixa abaixo, de 1917, quatro anos antes, reclamações do serviço de pessoas da cidade de Bom Despacho, que, conforme se percebe, ainda não tinha a sua estação da E. F. Paracatu. - episódio a ser confirmado por este autor.
Em 1968, com a erradicação definitiva do trecho Bom
Despacho-Barra do Funchal, a estação passou a ser
a ponta da linha.
Havia na cidade uma siderúrgica que justificava o tráfego
de cargueiros de minério até ela. Porém, essa
situação não durou muito e os trens acabaram,
com o minério passando a seguir por caminhões.
Com uma variante construída já pela RFFSA, a estação
mais velha (a de 1921) foi desativada e uma nova foi construída
na variante. Também existe até hoje.
"A loco 325 é uma Baldwin Pacific, de 1911 (infelizmente a
placa do fabricante foi roubada), originada da RMV e reformada (embora
esta reforma não tenha sido completada 100%) nas oficinas de Divinópolis.
Há um pequeno acervo numa das salas da estação, alem da loco
e de outras peças, inclusive um trole. Não se trata propriamente de
um museu, pois nada está organizado. Contudo, o nosso prezado Manoel
Wernek, um "faz tudo" aposentado da rede, inclusive tendo sido maquinista,
é um lutador e está lá fazendo de tudo para conservar o pequeno patrimônio
histórico da ferrovia em Bom Despacho. Excelente companheiro para
expedições ferroviárias, conhece tudo da região e da história da EFP"
(Gutierrez L. Coelho, 11/2003). "A estação mais antiga
abriga um pequeno museu mantido por ex-ferroviários - velhos e saudosos
homens do tempo da maria-fumaça. O prédio está em mau estado, e a
locomotiva, pior ainda. Dá pena ver aquela máquina apodrecendo no
tempo. Daria um excelente trem de turismo na região. Queira Deus que
algum dia a comunidade e os políticos da região criem um projeto para
ela" (Pedro Paulo Rezende, 2006).
Nas fotos, parece que é a mais nova estação da cidade que que
abriga o museu - pois é ela quem tem a locomotiva. A mais antiga
abriga a Câmara Municipal, como está em sua fachada.
|
1917
AO LADO: A reportagem fala mal de uma ferrovia que, segundo outras fontes, teris sido aberta ao tráfego somente em 1921, quatro anos ddepois disso. Provavelmente o acesso para a cidade fosse ruim quanto ao transporte que ligava a estação mais próxima à cidade (O Estado
de S. Paulo, 8/1/1917). |
|
1921
AO LADO: A estação e o tráfego somente seriam inaugurados em outubro desse ano (O Estado
de S. Paulo, 8/6/1921). |
|
1921
AO LADO: Os trilhos chegam à futura estação (O Estado
de S. Paulo, 4/6/1921). |
|
1924
AO LADO: A cidade de Bom Despacho
somente ganharia luz elétrica depois de 1924 (O Estado
de S. Paulo, 5/5/1924).
|
ACIMA: Estação de Bom Despacho, provavelmente
início dos anos 1930 (Autor desconhecido).
ACIMA: Cidade
e estação com trem de passageiros na plataforma, talvez
anos 1940 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação mais nova, construída
provavelmente nos anos 1960, sem que fosse derrubada a estação
antiga, abriga hoje um museu, com uma locomotiva à sua frente
(Foto Italo de Azeredo Coutinho, em 2008).
(Fontes: Wanderley Duck; Marcio A.
Vasconcellos; Pedro Paulo Rezende, 2004; Italo de Azeredo Coutinho, 2008; O Estado
de S. Paulo, 1917, 1921e 1924) |
|
|
|
A estação original, já demolida, em foto
sem data. Acervo Wanderley Duck |
A segunda estação, provavelmente anos 1950. Foto
cedida pela EFBrasil |
A estação nova de Bom Despacho, sem data. Acervo
Wanderley Duck |
A segunda estação, hoje museu, em 2003. Foto Marcio
A. Vasconcellos |
A estação nova em 2005. Foto Pedro Paulo Rezende |
A estação nova em 2008. Foto Italo de Azeredo
Coutinho |
A segunda estação em 2008. É sede da Camara
Municipal. Foto Italo de Azeredo Coutinho |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.08.2023
|
|