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Uruburetama
Campos Altos
Itamarati
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Goiaz (1912-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAMPOS
ALTOS
(antigas URUBU e PEDRO NOLASCO)
Município de Ibiá, MG (1912?-1943)
Município de Campos Altos, MG (1943-) |
Linha-Tronco - km 717,909 (1960) |
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MG-0127 |
Altitude: 994 m |
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Inauguração: 01.10.1912 |
Uso atual: Núcleo da via permanente
(2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: A construção
da cidade deve-se à penetração da Estrada
de Ferro Goyaz naquelas plagas: "Por iniciativa do sr.
Alvaro Cesar de Barros Ribeiro, foi construído um barracão
onde se vendiam gêneros alimentícios e medicamentos aos
homens que trabalhavam na construção da ferrovia".
Em 1912 foi inaugurada a estação de Urubu, que
depois se chamou também Pedro Nolasco. A estação
foi inaugurada nas terras da fazenda Palestina. Os Lemos,
proprietários desta fazenda, na época já possuíam automóveis,
luz elétrica, linha telefônica particular - uma das primeiras do Centro-Oeste
brasileiro. Os trilhos que cortavam o chão traziam novidades. Aos
cavalos, carros-de-boi e automóveis, unir-se-ia a locomotiva, com
seu movimento, fumaça, barulho, trazendo os operários, caixeiros-viajantes
e estrangeiros. A estação, no ponto mais alto de toda
a EFG, começa a gerar um povoado em torno dela.
"Por essa estação se fazia o movimento de embarque
e desembarque de pessoas e cargas dos atuais municípios de
Rio Parnaíba, Patos de Minas, São Gotardo e Córrego
Danta. Com a primeira pensão construída e novas casas,
rápido se formou o povoado que seria a atual progressista cidade
de Campos Altos" (Os trechos entre aspas e em itálico
foram transcritos da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XXIV, IBGE, 1957; porém, há algumas incorreções
claras no texto e que eu escrevi acima da forma correta, portanto
não são transcrições do livro (o autor
do site).
Em 1920, Urubu torna-se Campos Altos, quando a E. F.
Oeste de Minas assume a massa falida da EFG. Durante anos foi um pacato
vilarejo.
O município emancipou-se por lei de 31/12/1943. A vida da cidade se
dava em torno do trem e da estação. O trem noturno era esperado por
todos na praça. Podia-se então observar os viajantes, suas roupas
e suas notícias. Podia-se também comprar um contrabando no trem, como
whisky e a maçã, vermelhíssima em sua seda azul. Ou simplesmente caminhar
e flertar. Era o prazeiroso footing. O cinema movimentava a vida cultural.
A cidade foi se transformando muito. Hoje o trem nem carrega mais
passageiros. Hoje as pessoas só se lembram dele quando interrompe
o trânsito. Mas o trem está lá. O cinema fechou.
"Em 1947, seis meses antes de seu falecimento, Leopoldo de
Miranda viajou até Araxá para observar um eclipse com seu filho Heráclito
e a esposa deste, Consuelo. Escreveu Leopoldo um diário de lembrança
desta viagem: "Saímos de Belo Horizonte na R. M. V. às 21 horas
de 17 de Maio de 1947. Andamos 9 horas de noite. Logo ao amanhecer
do dia 18, pus-me em observação: vi roças de milho-tambueiras, uma
outra com espigas regulares; gado vacum em boa quantidade, mas cavalar
insignificante. Abacaxi em grande quantidade, - uma estação tomou-lhe
o nome: "Abacaxis". Ainda há muitos ranchos de capim. Cana de açúcar
em quantidade, bananeiras bastante! Às 9 e meia horas vi uma fazenda
com gado e laranjeiras de fazer inveja!... Na beira da estrada até
grande distancia vêm-se um capinzal de diversas qualidades, ainda
muito verdes. Tigre, estação depois de Bambuí, - grande quantidade
de lenha na margem; Tigre é rodeada de morros - capim e bambual. Em
Tigre há tábuas de pouca largura; há um fundangão - passa um ribeirão
volumoso. Uruburetama, - parada, algumas casas. A RMV toma todas as
direções dos 4 pontos cardeais... Uma fazenda grande - gado vacum.
Um túnel de segundos de escuridão! Campos Altos. Às 8 e meia horas
chá com pão. O trem matou um cavalo!... Itamarati - grande coqueiral
de macaúbas! Almoçamos na RMV: eu, Heráclito e Consuelo; esta teve
um pequeno enjôo. Tobaty adiante; Riacho Corumbá. Uma fazenda com
2 éguas paridas - gado vacum e cavalar; residência do engenheiro da
Rede. Ibiá - cidade banhada pelo rio Corumbá; tem charqueada; ponte:
a melhor da zona circunvizinha. Estação de Estevão Lobo. Na caixa
d'água demoramos 30 minutos e partimos às 4 horas e 40 minutos. Há
criação de porco e galinha. Tamanduapava - grotas, sucavões, florestas
seculares! Chegamos às 17 horas e 30 minutos à Cidade do Araxá. Fomos
de automóvel para o Grande Hotel de Barreiro, quartos 452 e 453"
(Diário de Lembranças de Leopoldo de Miranda, 1947).
A estação era em 2010 a sede do núcleo de via
permanente da FCA para a região.
1924
AO LADO:
55 barreiras, consequencia
das chuvas de 1924 na região, interromperam o tráfego
ferroviário nas estações entre Bambuí
e Campos Altos (O Estado de S. Paulo, 19/2/1924).
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ACIMA: O pátio ferroviário
de Campos Altos. À frente, a estação; ao fundo,
o armazém e o viaduto em construção sobre a linha
(Foto Pedro Paulo Rezende em abril de 2009).
(Fontes: Hugo Caramuru; Pedro Paulo Rezende;
Prefeitura Municipal de Campos Altos; O Estado de S. Paulo, 1924;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1957; Leopoldo de Miranda: Diário
de Lembranças, 1947) |
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A vila de Urubu em 1915. Em primeiro plano, a vila ferroviária.
Foto da Prefeitura de Campos Altos |
A estação em 1990. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Campos Altos em 2002. Foto da Prefeitura
de Campos Altos |
A estação e seu pátio em 2005. Foto Pedro
Paulo Rezende |
A estação e seu pátio em 2005. Foto Pedro
Paulo Rezende |
A estação e, depois, o armazem, em 04/2009. Foto
Pedro Paulo Rezende |
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Atualização:
21.11.2022
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