A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
RMV - Linha-tronco
...
Macaúbas
Celso Bueno
Monte Carmelo
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Rede Mineira de Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
CELSO BUENO (antiga IRAHY)
Município de Monte Carmelo, MG
Linha-Tronco - km 961,742 (1960)   MG-1499
Altitude: 1.010 m   Inauguração: 24.04.1937
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada como Irahy em 1937.

Em 1984, foi aberta a partir de pouco antes da estação de Celso Bueno (no sentido de Goiandira) uma variante até Araguari, para desviar a linha-tronco para oeste, pois a linha dali até Goiandira seria erradicada para a construção de uma represa sobre o rio Paranaíba.

A linha nova, EF-045, saía de um ponto entre as estações de Macaúbas e a de Celso Bueno.

A linha antiga continuou seguindo até Monte Carmelo, a estação seguinte, que passaria a ser a estação terminal da linha-tronco da antiga RMV por algum tempo.

O trem de passageiros dessa linha-tronco foi se desfazendo em diversos trens durante os anos 1970, vários trechos ficaram sem eles, mas pelo mesno até 1982 ainda passavam por Celso Bueno trens de passageiros (conforme horario mostrado neste página, mais abaixo) fazendo a rota Ibiá-Monte Carmelo.

"Fui a Celso Bueno, especialmente para fotografar, e para minha grande decepção sua estação já foi demolida há muito tempo" (Roberto Fonseca Dias, 03/2006).

Os trilhos também já foram provavelmente retirados, posto que, como já dito acima, a variante para Araguari (variante Folhados-Araguari) foi aberta em 1984 (por causa da construção da represa de Itumbiara no rio Paranaíba, na divisa Minas-Goiás) e sai de antes desta estação, entre esta e a de Macaúbas.

Celso Bueno é hoje um distrito do município de Monte Carmelo.


ACIMA: Mapa do município de Monte Carmelo em 1939, quando a linha ainda estava em construção. A estação de Celso Bueno está pouco acima do centro do mapa. - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR).(Mapa de 1939).

(Fontes: Roberto Fonseca Dias; Coaraci Camargo; Edmar César Alves: Batalhão Mauá, Uma História de Grandes Feitos, Araguari, 2003; RFFSA: Horário de trens de passageiros, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957)
     
 
   
     
Atualização: 16.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.