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E. F. Goiaz (1913-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IBIÁ
(antiga SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA)
Município de Ibiá, MG |
Linha-Tronco - km 782,360 (1960) |
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MG-2789 |
Altitude: 840 m |
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Inauguração: 28.11.1913 |
Uso atual: FCA (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Pedro de Alcântara foi inaugurada
em 1913 pela E. F. Goiaz, que, na época do início da
construção do ramal para Uberaba (1920), faliu
e foi incorporada, com a linha-tronco e o ramal, pela E. F. Oeste
de Minas.
Nos anos 1920, o nome da estação foi alterado
para Ibiá. É o ponto de saída do ramal
para Uberaba. A linha, na verdade, se bifurca em São
Pedro, estação seguinte do tronco e que herdou o
nome original da estação de Ibiá.
De Ibiá a Uberaba havia um trem de passageiros
desde que a linha ficou pronta, em 1926. Esse trem durou até
o final dos anos 1970. Por outro lado, havia outro trem, o da linha-tronco
da RMV. O trem de passageiros dessa linha-tronco foi se desfazendo
em diversos trens durante os anos 1970, vários trechos ficaram
sem ele, mas até o final dos anos 1980 ainda partia um trem
de passageiros diário de Ibiá, fazendo a rota Ibiá-Monte Carmelo.
"Em 1947, seis meses antes
de seu falecimento, Leopoldo de Miranda viajou até Araxá para observar
um eclipse com seu filho Heráclito e a esposa deste, Consuelo. Escreveu
Leopoldo um diário de lembrança desta viagem: "Saímos de Belo
Horizonte na R. M. V. às 21 horas de 17 de Maio de 1947. Andamos 9
horas de noite. Logo ao amanhecer do dia 18, pus-me em observação:
vi roças de milho-tambueiras, uma outra com espigas regulares; gado
vacum em boa quantidade, mas cavalar insignificante. Abacaxi em grande
quantidade, - uma estação tomou-lhe o nome: "Abacaxis". Ainda há muitos ranchos de capim.
Cana de açúcar em quantidade, bananeiras bastante! Às 9 e meia horas
vi uma fazenda com gado e laranjeiras de fazer inveja!... Na beira
da estrada até grande distancia vêm-se um capinzal de diversas qualidades,
ainda muito verdes. Tigre, estação depois de Bambuí, - grande quantidade
de lenha na margem; Tigre é rodeada de morros - capim e bambual. Em
Tigre há tábuas de pouca largura; há um fundangão - passa um ribeirão
volumoso. Uruburetama, - parada, algumas casas. A R. M. V. toma todas
as direções - dos 4 pontos cardeais... Uma fazenda grande - gado vacum.
Um túnel de segundos de escuridão! Campos Altos. Às 8 e meia horas
chá com pão. O trem matou um cavalo!... Itamarati - grande coqueiral
de macaúbas! Almoçamos na R. M. V.: eu, Heráclito e Consuelo; esta
teve um pequeno enjôo. Tobaty adiante; Riacho Corumbá. Uma fazenda
com 2 éguas paridas - gado vacum e cavalar; residência do engenheiro
da Rede. Ibiá - cidade banhada pelo rio Corumbá; tem charqueada; ponte:
a melhor da zona circunvizinha. Estação de Estevão Lobo. Na caixa
d'água demoramos 30 minutos e partimos às 4 horas e 40 minutos. Há
criação de porco e galinha. Tamanduapava - grotas, sucavões, florestas
seculares! Chegamos às 17 horas e 30 minutos à Cidade do Araxá. Fomos
de automóvel para o Grande Hotel de Barreiro, quartos 452 e 453"
(Diário de Lembranças de Leopoldo de Miranda, 1947).
Em 2009 a estação estava pintada com as cores da FCA
(Ferrovia Centro-Atlântica).
A estação
de Ibiá ainda mantinha bom movimento de cargueiros em seu pátio em 2018.
ACIMA: Estação de Ibiá nos anos
1980 (Foto Hugo Caramuru).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Jonathan Sobral; RFFSA: horário de trens de passageiros, 1988; Leopoldo
de Miranda: Diário de Lembranças, 1947; Guia Geral de
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957) |
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Vista aérea do pátio ferroviário de Ibiá,
com a estação no alto da foto, à esquerda.
Autor desconhecido |
A estação em 2003. Foto Jonathan Sobral |
A estação de Ibiá em 8/2009. Foto Pedro
Paulo Rezende |
A estação de Ibiá em 8/2009. Foto Pedro
Paulo Rezende |
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Atualização:
12.09.2018
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